TRÊS PODERES

Descriminalização da maconha e do aborto: deputado goiano envia apoio ao Congresso contra movimentação do STF

Trata-se dos julgamentos do STF em relação à liberação de drogas e ADPF 442, que descriminaliza o aborto até a 12ª semana de gravidez

Deputado Cairo Salim (Foto: Denise Xavier - Alego / Divulgação)

O deputado estadual Cairo Salim (PSD) requereu, na Assembleia Legislativa, uma moção de apoio ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), contra o que considera uma possível usurpação de competência e poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se dos julgamentos do STF em relação à descriminalização do porte de maconha e ADPF 442, que descriminaliza o aborto até a 12ª semana de gravidez.

O presidente do Senado disse, na quinta-feira (14), que prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criminalizar o porte de todas as drogas no país, justamente como um sinal ao Supremo.

Descriminalização no STF versus usurpação

Cairo Salim, que tem com um das principais bandeiras a contraposição ao aborto, diz que a função do legislativo é a criação de leis e que esse dever deve ser exercido somente pelo poder competente.

“Devemos respeitar os ministros do Supremo, mas é importante também lembrarmos quais são os papéis que precisam ser vez ou outra lembrados às autoridades para que não haja usurpação das competências”, diz o deputado goiano.