Eleições 2016

Divino Lemes tem queda na margem de erro, mas mantém liderança em Senador Canedo

A segunda rodada da pesquisa Serpes/O Popular para as eleições em Senador Canedo, na Região…

A segunda rodada da pesquisa Serpes/O Popular para as eleições em Senador Canedo, na Região Metropolitana, mostram uma oscilação do primeiro colocado, o ex-prefeito Divino Lemes (PSD), na busca pelo cargo. Ele tinha 35,7% no levantamento estimulado, quando aparece no nome dos candidatos para o eleitor escolher um, em 1º de setembro. Agora Divino aparece com 33,2%, com queda dentro da margem de erro, que é de 4,88 pontos porcentuais para mais ou menos.

Em segundo lugar na estimulada está o prefeito Misael Oliveira (PDT) com 15,5%, acima dos 11,2% da primeira rodada da pesquisa. Zelio Cândido (PSB), que estava empatado com Misael em 11,2%, subiu para 13%. Os dois tiveram crescimentos dentro da margem de erro.

O vice-prefeito Dr. Alsueres (PR) estava em segundo lugar com 11,5% e caiu para 6% na última rodada da Serpes em Senador Canedo. Franco Martins (DEM) tinha 5% e oscilou positivamente um ponto porcentual, para 6%. Os votos nulos eram 7,5% e cresceram para 12,5%. Já os indecisos eram 18% e agora são 14%.

Espontânea
Divino Lemes também lidera a pesquisa espontânea, quando não é apresentado nome de nenhum candidato ao eleitor, com 28,4%, seguido de Misael Oliveira com 13%, Zelio Cândido 9,5%, Franco Martins 3,5%, Dr. Alsueres 2,7%, votos nulos 13,7% e indecisos 29,7%.

Misael lidera a rejeição com 49,1%, na frente de Franco Martins com 29,2%, Divino Lemes e Zelio Cândido com 24,7% cada. 18,2% dos eleitores não rejeita nenhum dos candidatos e 3,5% não soube responder.

Indeferido com recurso
A candidatura de Divino Lemes segue na seguinte situação: indeferida com recurso. Isso porque em 19 de julho de 2016 a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), uma corte de segunda instância, manteve a condenação do Judiciário de Senador Canedo referente à doação com desvio de finalidade de um lote da prefeitura de 10 mil metros quadrados para a empresa PE Ribeiro & Cia Ltda.

Divino Lemes foi condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos cassados por cinco anos, decisão confirmada pelo TJ-GO em julho deste ano. Com isso, sua candidatura foi indeferida neste ano. Mas o candidato apresentou recurso e segue na disputa como “indeferido com recurso”.

O que pode acontecer?
Se ele conseguir a autorização para disputar as eleições, o resultado da eleição considera os votos dados a Divino Lemes na contagem. Se continuar indeferido pela Justiça Eleitoral, os votos recebidos pelo candidato do PSD serão considerados nulos e não valerão na hora de decidir o pleito.

Metodologia
A pesquisa com protocolo número GO-00811/216 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de setembro de 2016 foi realizada pelo instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. contratada pela J. Câmara & Irmãos S.A./Jornal O Popular, que ouviu 401 eleitores entre os dias 10 e 12 de setembro em 20 bairros de Senador Canedo. Com margem de erro de 4,88 pontos para mais ou menos, o nível de confiança é de 95% e a divulgação aconteceu na sexta-feira (16).