"HOMENAGEM JUSTA"

Dona Iris defende que aeroporto receba nome de Iris Rezende

Viúva do ex-prefeito de Goiânia de ex-governador de Goiás, Iris Rezende, a ex-deputada federal Dona…

Sessão que derrubou veto de Rogério a homenagem a Iris teve bate-boca
Sessão que derrubou veto de Rogério a homenagem a Iris teve bate-boca (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

Viúva do ex-prefeito de Goiânia de ex-governador de Goiás, Iris Rezende, a ex-deputada federal Dona Iris de Araújo defendeu a mudança do aeroporto Santa Genoveva para o do marido falecido, nesta quinta-feira (9). O projeto para alteração foi aprovado no Senado, mas encontra resistência na Câmara Federal.

“Em cada lugar da cidade de Goiânia encontramos obras feitas pelo Iris. Fico pensando que homenagem justa e maravilhosa nominar o aeroporto com seu nome. Entrada e saída da cidade por quem ele tanto fez”, escreveu no Twitter.

Na quarta-feira, è noite, a bancada goiana da Câmara Federal discutiu o projeto de lei do senador Luiz do Carmo (MDB), que propõe a mudança do aeroporto internacional Santa Genoveva para Iris Rezende, falecido em novembro. Porém, segundo participantes da reunião virtual, os parlamentares estariam inclinados a votarem contra a medida, o que teria desagradado Luiz do Carmo.

Nesta quinta, os bastidores sugerem que os parlamentares não irão apoiar. Contudo, tratativas para costurar um acordo ainda estariam ocorrendo.

Destaca-se, a expectativa é que a Câmara acompanhe a decisão dos goianos por se tratar de um assunto interno. Dessa forma, a negativa dos parlamentares deve significar o enterramento do projeto.

Santa Genoveva: família de Altamiro é contra mudança do nome do aeroporto de Goiânia

A família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área onde fica o aeroporto de Goiânia, publicou carta em que critica o mencionado projeto de lei em tramitação no Congresso. O terreno foi doado ao estado sob a condição de que fosse utilizado para a atividade aeroportuária e se chamasse Santa Genoveva, em referência à mãe de Altamiro, Dona Genoveva.

No documento, familiares ressaltam que Iris é digno de homenagens, mas reforça que a iniciativa que pretende alterar o nome do aeroporto está “desprezando a história [de Goiânia] e a memória de quem ajudou a construí-la”.

“Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado”, diz a carta.