FOX MAPPIN

Em empate técnico, três primeiros candidatos de pesquisa comentam resultado

Maguito credita resultado a campanha animada na rua e redes sociais; Adriana ressalta que análise demonstra que ela está no caminho certo; e Vanderlan vê campanha evoluir se diz estar confiante

Em empate técnico, três primeiros candidatos de pesquisa comentam resultado
Em empate técnico, três primeiros candidatos de pesquisa comentam resultado

Divulgada nesta quinta-feira (15), a pesquisa Fox Mappin / O Hoje mostra um cenário bem mais equilibrado do que as últimas análises. Antes com ampla vantagem, o candidato à prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSD), nesta avaliação, aparece com 19,4%, em empate técnico com o emedebista Maguito Vilela, 19,0%; e a petista Adriana Accorsi (17,4%).

Ao Mais Goiás, o emedebista afirmou pesquisas são retratos do momento. “Estamos com uma campanha muito animada na rua, nas redes sociais, e desde 9 de outubro começaram os programas na TV e no rádio”, completou.

Maguito disse, ainda, que o projeto da coligação dele é factível, mas também ousado nas ações para garantir o desenvolvimento da nossa cidade e o bem-estar das pessoas. “Temos experiência para realizar o que propormos e um histórico que comprova isto. Então estou convicto que à medida que a população receber nossas propostas, nos confiará o voto.”

Já Adriana, disse que o documento demonstra que o partido está no caminho certo, com uma campanha propositiva e respeitosa. “Não revida ataques. Explica claramente como vou administrar Goiânia em cada área de atuação. Não são propostas mirabolantes ou milagrosas. É o projeto bem estruturado de como tornar Goiânia uma cidade melhor para cada pessoa.”

Segundo ela, as propostas são levadas de forma respeitosa para a sociedade, dando prioridade a reuniões virtuais e a eventos presenciais com respeito a normas sanitárias para todas as regiões da cidade. “A população está assimilando nossa mensagem e abraçando nossa campanha”, celebra.

O candidato Vanderlan Cardoso também comentou a pesquisa. “Vejo com muita tranquilidade os números divulgados recentemente. Começou o horário eleitoral na TV e no rádio e nossa campanha está evoluindo e ganhando corpo com a participação da população. Estamos intensificando as visitas e aumentando ainda mais o contato com as pessoas, mostrando nosso projeto de desenvolvimento para a cidade, que vai fazer com que Goiânia entre em um novo momento. Seguimos liderando todas as pesquisas e estamos muito confiantes.”

Outros dados

Na pesquisa espontânea, quando não os nomes dos candidatos não são apresentados, a disputa está embolada. Vanderlan lidera com 13,3%, contra 12,8% de Adriana e 12,5% de Maguito.

Em relação ao segundo turno, foram destacados três cenários entre os primeiros colocados. Neles, Adriana Accorsi vence contra dois principais candidatos no segundo turno.

No primeiro cenário, entre Adriana Accorsi e Vanderlan Cardoso, a deputada estadual tem 37,6% das intenções de voto, contra 37,1% do senador. Ela vence, também, Maguito com 37,9% da preferência dos eleitores, contra 30,6% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.

Já na disputa entre Vanderlan e Maguito, o emedebista tem 29,2% das intenções de voto, contra 37,5% do senador.

Metodologia da pesquisa

Com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, a pesquisa tem nível de confiança de 95% e foram entrevistados 784 eleitores em 175 bairros de Goiânia, entre os dias 1 e 8 de outubro de 2020. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: GO-00178/2020.

*Matéria atualizada às 23h com o posicionamento do candidato Vanderlan Cardoso