Eleições 2018

Em Goiás, 105 urnas foram substituídas

Até as 14h deste domingo (28), 105 urnas foram substituídas na votação do segundo turno…

Até as 14h deste domingo (28), 105 urnas foram substituídas na votação do segundo turno em Goiás. Trinta delas foram na capital. Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) possui 16 mil urnas, inclusive as de contingência, para serem utilizadas em substituições.

Apenas nove ocorrências foram registradas pela Polícia Militar de Goiás (PM-GO), nenhuma delas em Goiânia. Três foram em Davinópolis e duas em Planaltina de Goiás. As cidades estão entre as cinco goianas que elegem prefeitos, nas eleições suplementares, depois que os governantes anteriores perderam mandatos ou tiveram diplomas cassados. As outras cidades são  Divinópolis, Serranópolis e Turvelândia.

Em Davinópolis, foram registradas duas prisões em flagrante. Três pessoas estavam em um veículo e praticavam o derrame de panfletos com dados de uma pesquisa falsa. Apesar de uma tentativa de fuga para se livrar dos materiais, duas pessoas foram presas. Com eles, foram encontrados, ainda, munição, uma arma de calibre .380, além de R$2.432. A terceira pessoa que estava no carro foi levada apenas como testemunha.

O Coronel Barbosa, da PM-GO, explica que o segundo turno está tranquilo em todo o estado. “Está muito tranquilo. Para se ter ideia, no primeiro turno, a esta hora já tínhamos passado de tinta ocorrências. Mas está tudo de acordo com o que prevíamos”, disse.

Até o momento, o tele-eleitoral, telefone da Justiça Eleitoral destinado a denúncias e dúvidas, recebeu 885 ligações. No primeiro turno, foram mais de 9 mil ligações. Segundo a assessoria de imprensa do TRE-GO, mais de 70% dessas ligações são com dúvidas sobre os locais de votação: de pessoas que perderam o título de eleitor ou que esqueceram onde votar. A suspeita é de que sejam pessoas que não votaram no primeiro turno e agora estão com dúvidas.