Eleições 2018

Em Goiás mais de 150 mil eleitores estão utilizando o e-Título

Já são 153.826 eleitores goianos que estão usando o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que possibilita acessar uma…

Já são 153.826 eleitores goianos que estão usando o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que possibilita acessar uma via digital do título de eleitor via smartphones ou tablets. Lançado em dezembro de 2017, com o e-Título é possível conferir a zona eleitoral, a seção e o endereço do local de votação, e ainda usá-lo no dia da votação.

Conforme regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o eleitor que tiver cadastrado biometricamente e baixar o aplicativo, não necessitará apresentar carteira de identidade, a não ser que sua digital não seja reconhecida. Nesse caso, a identidade é indispensável para dissipar qualquer dúvida, quanto à identidade do eleitor.

Para o eleitor, o benefício virá também na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor. Além disso, evitará deslocamentos até o Cartório Eleitoral para solicitar a segunda via do título eleitoral, uma vez que o aplicativo suprirá essa necessidade.

Novas funções

O app foi atualizado em maio e, a partir de agora, também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

Download

Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo (app), disponível no Google Play e na App Store. Para utilizar o app, o eleitor deverá inserir o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, assim o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

Com informações do TRE-GO