PLEITO 2020

Entenda o cenário da eleição para prefeito de Goiânia neste momento

As convenções vão até quarta-feira (16), mas o cenário da corrida pela prefeitura de Goiânia…

Até domingo, seis pesquisas de intenção de votos devem sair, em Goiânia
Até domingo, seis pesquisas de intenção de votos devem sair, em Goiânia

As convenções vão até quarta-feira (16), mas o cenário da corrida pela prefeitura de Goiânia já se desenha. O Mais Goiás resume o momento.

Em 25 de agosto, o principal nome da disputa, o prefeito Iris Rezende (MDB), de 86 anos, anunciou sua aposentadoria política. Com isso, o nome do ex-governador Maguito Vilela passou a ser ventilado e foi oficializado nesta terça-feira (15), com o vereador Rogério Cruz (Republicanos) na vice. O MDB também garantiu o apoio do Patriota.

Outro nome de peso a entrar no páreo é o do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Ele substituiu o pré-candidato Francisco Júnior, que já tinha sido anunciado pela sigla, em julho. A expectativa é que Vanderlan tenha como vice outro pré-candidato: Wilder Morais, do PSC.

Vanderlan conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM) e deve ter, também, o Avante do lado – a sigla havia lançado a pré-candidatura de Nega na Moda como vice de Wilder, mas com a reviravolta, ela deve agregar ao grupo do senador.

O Progressistas, de Alexandre Baldy, ainda não bateu o martelo. Luta pela vice de Vanderlan, mas pode ir parar no MDB de Maguito, caso Wilder ocupe o cargo.

Pelo PSB, o deputado Elias Vaz tem como vereador Paulinho Graus (PDT), em uma aliança amarrada de olho em 2022 – em torno de Ciro Gomes, novamente em disputa pela presidência. A Rede, de Maria Ester, também pode se unir a eles.

Virmondes Cruvinel é o nome do Cidadania e o vice pode ser do PV, com Cristiano Cunha. A confirmação será nesta quarta-feira (16). Tem, ainda, o Pros, com Samuel Almeida, com o vereador Felisberto Tavares (Podemos) na vice.

Do PSL, o deputado estadual bolsonarista Major Araújo será o candidato em uma chapa puro sangue. A vice escolhida foi a pastora Rose Castelo. Outra chapa pura é do DC, com Gustavo Gayer e Alexandre Magalhães, na vice.

A vereadora Dr. Cristina será o nome do PL. Já o Solidariedade, lança Alysson Lima. O PSDB, dos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, lançou, na última semana, Talles Barreto.

Pela esquerda, o PT lançou a filha do ex-prefeito Darci Accorsi, a deputada estadual Adriana Accorsi; e o PSOL a professora Manu Jacob (PSOL). E ainda, A Unida Popular (UP) oficializou o estudante Fábio Júnior.