COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Exclusivo: Gracinha Caiado vai a Feira de Santana (BA) para lançamento de programa inspirado no Goiás Social

Ação feirense segue os moldes da iniciativa goiana

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, volta à terra natal, Feira de Santana, na Bahia, na manhã desta sexta-feira (20) para acompanhar o lançamento do programa municipal Jovem Feirense. A ação é inspirada no Aprendiz do Futuro, do governo de Goiás, lançada em julho de 2021 e que atende jovens vulneráveis, de 14 a 15 anos e 11 meses, que trabalham em órgãos públicos nos 246 municípios. 

O programa feirense segue os moldes da ação goiana e oferece oportunidade profissional e de qualificação para adolescentes, com remuneração e benefícios. Como acontece com o Aprendiz do Futuro, o Jovem Feirense também possui parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). No último mês de julho, o secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, Denilton Pereira, esteve em Goiânia junto à primeira-dama para conhecer de perto o programa, que tem reduzido o número de pessoas em extrema pobreza em todo o Estado.

O programa referência no Brasil em sociaprendizagem já beneficiou cerca de 7 mil jovens e tem um investimento de mais de R$ 156 milhões do Tesouro estadual. O Aprendiz do Futuro é uma das inúmeras iniciativas do Goiás Social, grande programa da gestão estadual sob coordenação de Gracinha que funciona como um guarda-chuva para todas as ações de cunho social dentro do governo do estado.