ANÁLISE

Falta de grupo político pode ter atrapalhado Vanderlan, diz jornalista

A jornalista Cileide Alves, em análise realizada na manhã deste domingo (29), na Rádio Sagres…

Conheça a história de vida e sucesso empresarial do senador e candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD). (Foto: reprodução)

A jornalista Cileide Alves, em análise realizada na manhã deste domingo (29), na Rádio Sagres FM, disse que mudanças de partido podem de ter atrapalhado consolidação de voto para prefeito de Goiânia em Vanderlan Cardoso (PSD). O senador largou a campanha com lideranças nas intenções de voto, mas acabou sendo ultrapassado por Maguito Vilela (MDB) e derrotado no 1º turno.

Cileide Alves reforçou que Vanderlan, justamente por essas mudanças de partido, não possui grupo político coeso que o acompanha. Diferentemente de Maguito, que ao sair em campanha foi acompanhado por grupo, que inclusive o representou durante a ausência para tratamento de covid-19, o que deu intensidade e coesão para a campanha, inclusive discursiva.

A jornalista lembrou que Vanderlan, pelas mudanças constantes, tem dificuldades em manter a coesão também no discurso. Assim, ao se posicionar como antipetista, como foi o caso nas últimas semanas, quando tentou colar apoio do PT em Maguito, não obteve o resultado esperado, já que ele mesmo recebeu apoio do partido quando foi candidato a prefeito de Senador Canedo.

Embora esteja internado há um mês, Maguito Vilela subiu nas intenções de voto e, no 1º turno, obteve quase 12 pontos percentuais a frente de Vanderlan. Segundo a jornalista, a dificuldade de Vanderlan esbarra nessa falta de coerência.

Vanderlan passou por três partidos nas últimas três eleições: em 2016 era do PSB, em 2018 disputou o senado pelo PP e neste ano está com o PSD.