PARCERIA

Fórum de governadores quer vacinas que sobrarem dos EUA

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse em coletiva, após o recebimento de 129 mil doses…

Gestores de Goiás poderão comprar vacinas sem precisar fazer repasses ao SUS
(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse em coletiva, após o recebimento de 129 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (20), que o fórum de governadores quer o excedente de imunizantes dos Estados Unidos. Segundo o governador, os EUA têm a perspectiva de terminar a vacinação no fim de abril, tendo um estoque de mais de 600 milhões de doses.

Para ele, seria mais do que justo que essas remanescentes sejam enviadas para outros países, principalmente o Brasil que vive momento crítico, por causa de cepa P1 (de Manaus) e da britânica. “O entendimento do fórum é que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, poderia estender ao Brasil a parceria que propõe com México e Canadá.”

Vale lembrar, na última quinta (18), foi noticiado que o governo dos EUA faria um empréstimo de 4 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca ao Canadá e ao México. Um funcionário que preferiu ficar anônimo revelou a sobra de doses e disse: “Só deixamos o vírus para trás se estivermos ajudando nossos parceiros globais.”

Das cerca de 129 mil doses recebidas por Goiás neste sábado, são 13,5 mil doses da AstraZeneca e 115,6 mil da CoronaVac. Caiado afirma que 100% será destinado a aplicação da primeira dose, uma vez que o Ministério da Saúde garantiu nova remessa na semana que vem. Será o maior volume de primeiras doses à população do Estado desde o começo da vacinação.