POLÊMICA

Gayer é criticado por publicar montagem de Lula como soldado do Hamas e apaga postagem

Postagem segue no ar mesmo após críticas

Gustavo Gayer é criticado por publicar montagem de Lula como soldado do Hamas. Parlamentar também associa presidente ao Nazismo
Foto: Reprodução

O deputado federal Gustavo Gayer (PL) publicou na noite da quarta-feira (21) uma montagem do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como soldado do Hamas, grupo terrorista com base na Palestina que o próprio Governo Federal já condenou. A imagem ainda associa Lula ao nazismo. A postagem provocou reações negativas entre internautas, cuja parte significativa pedia o impeachment do parlamentar. Em razão disso, Gayer limitou os comentários na publicação, depois, optou por apagar a postagem.

Na legenda, o parlamentar, com um erro ortográfico, diz que Lula iria usar a imagem como foto oficial. “LULA já mudou [sic] trocar a sua foto de presidente nos ministérios e estatais”, destacava. Em resposta, internautas apontaram quebra de decoro parlamentar por colocar o rosto do presidente em um “soldado nazista do Hamas”.

Mesmo com a reação negativa, a postagem ficou no ar, pelo menos até o fim da tarde de quinta-feira (22). A imagem vem na esteira da polêmica criada pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comparar a morte de palestinos com o Holocausto.

Durante um giro pela África, Lula classificou a campanha militar de Tel Aviv no território palestino de genocídio e, em um adendo que abriu a mais nova crise diplomática brasileira, declarou que as mortes de civis lembram as ações de Adolf Hitler contra os judeus. O assunto rendeu uma crise diplomática.