Gayer leva demandas de Goiás a debate sobre corte de impostos com equipe de Flávio Bolsonaro
Candidato ao Senado afirma que discute os efeitos da tributação sobre o agronegócio, os custos de produção e o orçamento das famílias goianas
Ir direto pra matéria
O deputado federal e candidato ao Senado Gustavo Gayer (PL) afirmou que participa das discussões com a equipe econômica de Flávio Bolsonaro (PL) sobre a revisão e a redução de impostos criados ou elevados durante o governo Lula.
Segundo o parlamentar, a atuação busca incluir no debate as demandas de Goiás e os impactos da tributação sobre a economia estadual.
A coordenadora econômica da campanha de Flávio, Daniella Marques, afirmou em setembro que recebeu a orientação de trabalhar na reversão de impostos criados ou elevados durante a gestão de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. Entre as medidas mencionadas publicamente estão a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a retirada do imposto sobre exportação de petróleo.
Gayer diz que já discutiu os efeitos dos tributos sobre o agronegócio, os custos de produção e o transporte de mercadorias. Segundo ele, o debate também deve considera como esses gastos chegam ao consumidor, especialmente no preço dos alimentos.
O agronegócio respondeu por 80,6% das exportações de Goiás em 2025, com US$ 10,8 bilhões em vendas externas, segundo levantamento do Instituto Mauro Borges com dados do governo federal.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, em julho, Gayer já havia afirmado que pretendia dar mais espaço à economia no discurso. Na ocasião, citou os gastos com aluguel, gasolina e alimentos, como café, feijão e arroz, entre as preocupações da população.