NOVA DIRERAÇÃO

Goiano deixa liderança da UNE; União elegeu primeira presidente negra

O goiano Iago Montalvão deixa a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta quinta-feira…

Goiano deixa liderança da UNE; União elegeu primeira presidente negra
Goiano deixa liderança da UNE; União elegeu primeira presidente negra (Foto: UNE)

O goiano Iago Montalvão deixa a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta quinta-feira (25). Ele entrega o cargo para Bruna Chavez Brelaz, do Amazonas – a primeira presidente negra dos 84 anos de história da UNE. Ela foi eleita em 18 de julho.

Ao Mais Goiás, Iago avalia sua gestão – iniciada em 2019 – como marcante. “Ocorreu em meio ao governo Bolsonaro e a pandemia, foi muito duro. Mas mesmo com toda dificuldade, com as aulas à distância, conseguimos manter algum nível de mobilização dos estudantes, conquistamos o adiamento do Enem, colocamos a pauta da educação em evidência, aprovamos o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), e sem dúvida alguma, contribuímos para que o movimento de oposição à Bolsonaro voltasse às ruas com participação grande da juventude”, enumerou algumas vitórias.

Questionado sobre a UNE eleger sua primeira presidente negra, o goiano afirma que esse momento é muito marcante. “Representa a mudança no perfil da universidade que ocorreu nos últimos anos, mas principalmente na necessidade da luta pela permanência desses setores que estiveram historicamente excluídas do ensino superior”, pontuou.

E ainda: “Além de ser mulher negra, é também nortista, ou seja, o movimento estudantil tem alcance enorme e grande capacidade de representatividade. Tenho certeza que Bruna vai desempenhar um grande papel na UNE, porque além de tudo é uma pessoa muito capaz.”

Posse da presidência da UNE

A posse da nova diretoria acontece nesta quinta, às 16h, no Congresso Nacional. Na ocasião, ocorrerá um ato em defesa da educação e pela reposição do orçamento das instituições de ensino superior.

Bruna Brelaz é natural de Manaus (AM), tem 26 anos e estuda direito. Vale citar, ela fez pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) graças às cotas para estudantes de escolas públicas.

Destaca-se, ainda, ela tem como uma de suas principais pautas a defesa de um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – justo e democrático -, bem como como a renovação da Lei de Cotas.

Além de alunos, também Participam da posse os parlamentares Jandira Feghali (PcdoB), Talíria Petrone (Psol), Túlio Gadelha (PDT), Carlos Zarattini (PT).

O portal também tentou contato telefônico com a nova presidente Bruna Brelaz, mas não teve sucesso.

Goiano deixa liderança da UNE; União elegeu primeira presidente negra

Iago foi eleito em 2019 e Bruna eleita em julho deste ano (Fotos: UNE)