Goiás

Governador eleito Ronaldo Caiado toma posse nesta terça-feira (1º)

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai dar posse ao governador eleito Ronaldo…

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai dar posse ao governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) e ao vice eleito Lincoln Tejota (Pros), hoje, 1º de janeiro de 2019, às 9 horas. A sessão solene de posse será presidida pelo Chefe do Poder Legislativo, deputado estadual José Vitti (PSDB), no Plenário Getulino Artiaga.

As duas autoridades que serão empossadas devem chegar pela entrada principal do Palácio Alfredo Nasser e serão recepcionadas pelo presidente da Casa e uma comissão de deputados, além de outras autoridades e convidados presentes. Já no Plenário Getulino Artiaga, José Vitti vai abrir os trabalhos da sessão solene e passará a compor a mesa diretiva dos trabalhos. O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) vai discursar pela oposição e o deputado estadual José Nelto (Podemos) pela situação.

Antes, porém, o ritual começa com a leitura dos nomes dos componentes da mesa dos trabalhos. Em seguida, a banda da Polícia Militar de Goiás executa o Hino Nacional Brasileiro. Para assumir o cargo, o novo chefe do Executivo Estadual entrega a declaração de Imposto de Renda ao presidente da Assembleia, faz o juramento e assina o livro de posse. Em seguida, será realizada a nomeação do vice-governador. Encerrando a cerimônia ocorre o discurso do novo governante do Estado.

O Regimento Interno, em seus artigos 167 e 168, estipula ainda que o Governador tomará assento à direita do Presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da Mesa. O juramento será feito a convite do Presidente, primeiro pelo Governador e depois pelo vice-governador, que assumirão o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do Estado de Goiás”.

Após a solenidade na Assembleia Legislativa, o já empossado Governador deve conceder entrevista à imprensa, receber cumprimentos no Salão Nobre e depois seguirá para a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, onde, na entrada do Palácio das Esmeraldas, será realizada outra solenidade, em que José Eliton (PSDB) passará a faixa de Governador a Ronaldo Caiado.

*Com informações da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás