QUARENTENA

Governo avalia que ao menos 60 municípios já aderiram à nova quarentena

Pelo menos 60 municípios já aderiram ao decreto estadual que recomendou quarentena alternada do comércio…

Caiado se pronuncia nas rede sociais sobre demissão de Mandetta

Pelo menos 60 municípios já aderiram ao decreto estadual que recomendou quarentena alternada do comércio em Goiás, com fechamento das atividades econômicas não essenciais por 14 dias e autorização para funcionamento nos 14 dias seguintes. A informação é do governador Ronaldo Caiado.

“São apenas dois dias e já recebemos a adesão de um número significativo de prefeitos. Fomos o primeiro Estado a fazer a quarentena, no dia 12 de março, e fomos o primeiro a implantar o rodízio 14 x 14. Vamos desafogar a nossa rede de saúde”, afirma.

Caiado diz que os prefeitos que não seguirem o decreto “vão ter que prestar satisfação à população”. Afirma que ainda não possui um diagnóstico que indique com precisão qual foi o índice de adesão à quarentena, mas que já recebeu informações de varia entre 60 a 80 municípios.

Fiocruz

O governador anunciou parceria com a Fiocruz para implantar o rastreamento do paciente contaminado. Este rastreamento consiste no trabalho profissionais de saúde e assistência social para impedir que o coronavírus atinja familiares e pessoas próximas aos pacientes infectados.

Caiado diz que, para o rastreamento avançar, é preciso que haja adesão das prefeituras. “A Fiocruz é um órgão de reconhecimento internacional e está à frente da vacina com a universidade de Oxford. E em um gesto de amizade e reconhecimento do trabalho que estamos fazendo, a presidente da Fiocruz acaba de me informar que vai criar um grupo de trabalho específico para dar suporte ao enfrentamento da pandemia em Goiás”.

Testes

Caiado afirmou também que a operação deflagrada pelo Ministério Público Federal para investigar indícios de superfaturamento na compra de testes rápidos de Covid-19 me Goiás não atinge o seu governo. O governador afirma que o Estado notou a fragilidade dos testes e desistiu de adquiri-los por este motivo.

“Goiás não adquiriu nenhum, no momento que foram oferecidos os testes, mandamos para o Lacen que informou que os testes de baixa qualidade. Todos os que vieram com amostras, o Lacen informou sobre 30% de falso negativo, não vamos gastar dinheiro naquilo que é confiável”, relatou.