Política

Henrique Meirelles vai jogar essa conversinha novamente nos goianos?

Henrique Meirelles diz que vem de forma definitiva pra Goiás e dará início de fato…

Meirelles deve anunciar desistência de candidatura ao Senado na próxima semana
Foto: Marcelo Dias - Futura Press

Henrique Meirelles diz que vem de forma definitiva pra Goiás e dará início de fato às articulações e trabalho de sua campanha ao Senado pelo estado.

Essa chamada pode ser de uma matéria publicada hoje aqui no Mais Goiás ou fevereiro do ano passado. Tanto faz. Pois a conversinha de Meirelles é a mesma. E o eleitorado goiano já conhece essa estratégia há tempos.

A impressão que passa é que Goiás é somente um bibelô para o banqueiro rico. Sim, Meirelles é um vencedor na vida. Seu currículo é comprova esse fato. Mas isso não lhe dá o direito de achar que pode ficar de gracinha com o goiano como vem fazendo. E não é de hoje.

Quando decidiu entrar na política há 20 anos, queria ser candidato ao Senado na chapa encabeçada por Marconi Perillo que disputava a reeleição contra Maguito Vilela. Para isso, se filiou ao PSDB. Foi preterido para as duas vagas da ocasião. A chapa foi com Lúcia Vânia e Demóstenes Torres ladeando Marconi. Meirelles teve que se contentar com a disputa à Câmara Federal.

Foi eleito como deputado federal mais votado do estado. Sequer tomou posse, desprezando os mais de 180 mil votos que recebeu de goianos. Mudou de lado na política e foi assumir o Banco Central a convite de Lula no governo petista.

Em 2010, encucou que queria ser governador de Goiás. Se filiou ao PMDB para disputar contra Marconi. Mas tinha um Iris Rezende no meio do caminho e Meirelles não conseguiu demover o prefeito da obsessão de vencer o tucano.

Meirelles aí sonhou em ser prefeito de São Paulo, mudou seu domicílio eleitoral para a terra da garoa. Encasquetou de ser presidente e teve desempenho eleitoral pífio em 2018.

Agora volta a olhar para Goiás. Mas olha de longe. Ainda não tem residência por aqui e trabalha para o governo de João Doria em São Paulo.

A vaga de senador é importante demais para Goiás e não pode ficar à mercê de rico entediado, como um brinquedinho para satisfazer o próprio ego de quem venceu na vida.

Meirelles tem toda legitimidade para concorrer por Goiás ao cargo que bem entender. Mas é de bom tom que more no estado, que circule pelas ruas goianas, que converse com o povo dos 246 municípios. Ficar só nessa de bate e volta de Goiânia para São Paulo, sem circular pelo interior, pega mal demais.

E tem outro detalhe: entre querer ser senador e de fato conquistar esse direito, o voto do povo é necessário. Parece que Meirelles se preocupa demais com as reuniões de ar-condicionado e quase nada com a vida real de Goiás.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Marcelo Dias – Futura Press