MOVIMENTAÇÕES

Joalheiro de Goiânia transferiu R$ 20 mil para Mauro Cid, aponta Coaf

Movimentações foram identificadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Governo Federal

Cid depõe após áudio com críticas a Moraes e pressão da Polícia Federal Oitiva será realizada por juiz instrutor de Alexandre de Moraes
Mauro Cid (Foto: Agência Senado)

O ourives Heitor Garcia Cunha, de Goiânia, transferiu R$ 20.520 para a conta do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid. O pagamento foi realizado em 2022 e identificado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Governo Federal, de acordo com publicação do Jornal O Globo desta sexta-feira (21/08). 

A entidade é responsável por prevenir movimentações fraudulentas e de lavagem de dinheiro. Heitor Garcia Cunha é ourives e comerciante. Além de joalheiro tem uma loja de eletrônicos no Hipercamelódromo OK, no Setor Campinas, próximo ao Terminal Praça A. Ao Jornal O Globo, ele confirmou as informações mas negou conhecer o ex-ajudante de ordens.

“Eu sou um comerciante. É movimentação normal minha. Sou joalheiro também”, se defendeu. De acordo com Heitor, ele “caiu de paraquedas” no meio da história. “Eu nem conheço essa pessoa. Pode ser que, em algum negócio que eu tenha feito, me passaram os dados dele para eu fazer o depósito”, afirmou o ourives.

A publicação destaca que procurou a defesa de Mauro Cid, mas ela ainda não havia se manifestado. O ex-ajudante de ordens tem sido o centro das investigações que apura desvios de joias e presentes recebidos por Jair Bolsonaro (PL) em viagens oficiais durante seu período na Presidência da República.