Eleições 2016

Justiça determina busca e apreensão em comitê de campanha de Iris Rezende

A juíza eleitoral Rozana Fernandes Camapum determinou, nesta sexta-feira (28), a dois dias das eleições,…

A juíza eleitoral Rozana Fernandes Camapum determinou, nesta sexta-feira (28), a dois dias das eleições, o cumprimento de busca e apreensão no comitê eleitoral do candidato do PMDB à Prefeitura de Goiânia, Iris Rezende, pela suposta prática de doação de combustível em troca de adesivação de veículos durante sua campanha de segundo turno. A decisão visa a apurar denúncia da coligação Uma Nova Goiânia, de Vanderlan Cardoso (PSB).

Na ação ingressada pela equipe do pessebista foram anexadas fotos que mostram uma fila de veículos em um posto de combustível. Os carros ali presentes seriam adesivados com o material do candidato peemedebista em troca de receberem combustível.

Na decisão, a juíza autoriza o arrombamento e reforço policial para cumprimento do mandado no posto de gasolina em questão e em pontos onde estão armazenados materiais de campanha de Iris. Ela ordena, ainda, que a equipe de Iris seja notificada para que se abstenha de realizar novas condutas do tipo, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), o mandado foi cumprido na manhã deste sábado (29). No entanto, os oficiais deslocados para cumprir a decisão não encontraram nenhum indício de ilegalidade.

A campanha de Iris já havia sido alvo de outro mandado de busca e apreensão, de autoria da mesma juíza, no dia 14 de outubro. O mandado foi cumprido no escritório político do candidato, no diretório do PMDB e no comitê de campanha. A busca era relativa a um suposto panfleto que teria sido divulgado pela coligação “Experiência e Confiança”, de Iris Rezende.

Outro lado

Em nota, a Coligação Experiência e Confiança disse que nenhum documento foi apreendido no escritório de Iris Rezende e afirmou que a denúncia é tentativa de prejudicar a candidatura de Iris Rezende. “Manifestamos nossa indignação com o subterfúgio da coligação adversária, que tem utilizado a Justiça Eleitoral para criar factoides políticos na tentativa de interferir no resultado da eleição”, diz o texto.

Confira a nota na íntegra:

Sobre a sórdida campanha de bastidores destinada a difamar a campanha liderada por Iris Rezende, a Coligação Experiência e Confiança ressalta que:

– realizamos desde o início uma campanha limpa, propositiva, obedecendo a todas as determinações legais;
– jamais fugimos do essencial: apontar erros e mostrar caminhos para o futuro de Goiânia.

Em razão disso, manifestamos nossa indignação com o subterfúgio da coligação adversária, que tem utilizado a Justiça Eleitoral para criar factoides políticos na tentativa de interferir no resultado da eleição.

Prova disso é a utilização oportunista e panfletária de um mandado de busca e apreensão deferido nesta sexta-feira, mandado este, diga-se, sem qualquer ato incompatível com a legislação eleitoral por parte da nossa campanha.

Trata-se de mais uma tentativa frustrada do adversário de prejudicar a candidatura de Iris Rezende.

Informamos que nenhum documento foi apreendido no escritório político da Avenida T-9 ou no diretório estadual do partido.

A única apreensão realizada pela oficial de justiça foi no posto de combustível Mangalô, na região Noroeste, de relatórios de créditos emitidos antes do fim do primeiro turno das eleições para o candidato a vereador por Goiânia Izaque de Oliveira (PSC), da coligação de Vanderlan, e para o candidato de Itajá, interior de Goiás, Júlio Cesar Ferreira (Pros).

Lamentamos o posicionamento da coligação adversária, que demonstra total desrespeito ao processo democrático neste pleito pela prefeitura de Goiânia.

Iris pensa na população goianiense e sempre colocou o seu compromisso com o povo em primeiro lugar. E assim continuará. Com 58 anos de vida pública, não será o comportamento leviano de um adversário em completo desespero que o desviará de sua conduta. Goiânia precisa de grandes líderes, e não dos que se apequenam nas miudezas da política que se pauta pela conquista do poder a qualquer custo.

Iris é candidato para dias melhores. E dias melhores virão para nossa cidade a partir deste domingo, com a sua vitória nas urnas. A vitória de Iris será a vitória de uma nova e feliz Goiânia.

Coligação Experiência e Confiança
PMDB – PRP – DEM – PTC – PDT – PRTB