CÂMARA MUNICIPAL

Justiça julga improcedente ação contra PTC por descumprir cota feminina em Goiânia

Juiz entendeu que não houve candidaturas "laranjas" de mulheres na sigla

Câmara aprova em definitivo aumento de vagas de vereador em Goiânia
Câmara Municipal de Goiânia (Foto: Jucimar Sousa / Mais Goiás)

A justiça considerou improcedente a ação contra o PTC promovida pelo PSOL por descumprir a cota feminina, no pleito do ano passado. Na decisão, o juiz eleitoral Jesseir Coelho de Alcântara entendeu que não houve candidaturas “laranjas” de mulheres na sigla.

Vale destacar, o quantitativo mínimo para candidatas é 30% na disputada da Câmara de Goiânia. À época, o PTC registrou o percentual de 31,58% e teve o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) da chapa de vereadores aprovados.

Contudo, a candidatura ficou abaixo dos 30% pelo indeferimento de dois registros, cujas sentenças transitaram em julgado em 22 de outubro de 2020 e 21 de novembro daquele ano. Neste momento, já não havia prazo para substituição, conforme observou o próprio juiz. “Não teve o Partido o tempo hábil para os procedimentos à essa substituição, a tornando impossível.”

“As pessoas inquiridas durante a instrução afirmaram que as demandadas realizaram campanha”, apontou o magistrado, indicando que elas tinham, de fato, a intenção disputarem o pleito. Ainda de acordo com ele, não é possível confirmar “que as demandadas registraram suas candidaturas para servirem como ‘laranjas'”.

Desta forma, o magistrado julgou improcedente a ação pelo descumprimento de cota feminina.

Advogado do PTC

Advogaram para a sigla: Glauco Borges Júnior, Maíce Andrade, Matheus Meirelles e Julio Meirelles. Ao portal, Julio comemorou a decisão. Segundo ele, não houve irregularidade na chapa do PTC.

“A regra legal foi cumprida. Quando discutidas matérias relacionadas a cota de gênero, não basta a simples aritmética. Provamos que o Partido e/ou os seus candidatos eleitos não agiram com fraude, na tentativa de burlar o percentual mínimo de candidaturas femininas”, celebrou.

Em Goiânia, o PTC elegeu o vereador Paulo Henrique da Farmácia. Ele teve 2.583 votos.