NOVO DIA

Lançamento da chapa Lula-Alckmin é adiado para 7 de maio

O ato oficial do lançamento da chapa Lula-Alckmin foi adiado para 7 de maio. O…

Lançamento da chapa Lula-Alckmin é adiado para 7 de maio
Lançamento da chapa Lula-Alckmin é adiado para 7 de maio (Foto: Ricardo Stuckert - Divulgação)

O ato oficial do lançamento da chapa Lula-Alckmin foi adiado para 7 de maio. O evento – chamado de movimento, e não pré-candidatura, para evitar problemas com a justiça eleitoral – aconteceria em 30 de abril, mas a data é a mesma da Conferência Eleitoral do PSOL, por isso houve o pedido de alteração.

Essa mudança pode colocar no mesmo palanque os partidos PSB, PCdoB, PV, Solidariedade, bem como PSOl e Rede. As siglas devem compor uma federação.

A oficialização da indicação de Alckmin pelo PSB na chapa de Lula ocorreu na última sexta-feira (8). Depois disso, o ex-presidente se mostrou animado e confiante. “Nós estamos dando uma demonstração muito forte ao Brasil. Estamos todos juntos”, declarou Lula. “A partir de agora, não é mais para nos chamarmos de ex-governador Alckmin e de ex-presidente Lula. Agora, é ‘companheiro Lula’ e ‘companheiro Alckmin’”, continuou.

Em seguida, pelas redes sociais, Alckmin disse que os “desafios do presente são maiores que as disputas do passado”. Vale lembrar, quando tucano, Alckmin esteve em lado oposto do petista em eleições passadas.

Segundo Alckmin, agora ele e Lula são “simplesmente companheiros”. “Temos um único objetivo: bem servir o povo brasileiro. Por isso eu convido a todos vocês a participarem dessa união com Lula em defesa da democracia e trabalhando a favor do Brasil”, escreveu em outro tuíte.

Em Goiás

A chapa Lula-Alckmin deve influenciar em Goiás. Na quarta-feira passada (6), o ex-governador José Eliton (PSB) se reuniu com o ex-presidente Lula e Alckmin para fazer uma “análise do cenário nacional”, mas também para falar da “frente ampla de partidos progressistas”.

O encontro aconteceu na casa do advogado de Lula, Cristiano Zanin. O jurista tem sido um dos principais interlocutores do ex-presidente com tucanos – tanto Alckmin como Eliton vieram do PSDB.

Alckmin foi quem convidou José Eliton para o PSB. O goiano, por sua vez, já se reuniu com o pré-candidato ao governo de Goiás do PT, Wolmir Amado, para discutir alianças.

O ex-governador de Goiás não revelou se o PSDB deve entrar na chapa, mas falou em discussão com todas as forças políticas. No Estado, especula-se a possibilidade de uma chapa que contemple PT, com Wolmir; PSB, com Eliton; e PSDB, com o também ex-governador Marconi Perillo.