Liga dos Blocos planeja carnaval fora de época em Goiânia
Presidente da organização, Emerson Tokarski aposta em novos eventos e expansão para o interior de Goiás

O presidente da Liga dos Blocos do pré-carnaval de Goiânia, Emerson Tokarski, em entrevista ao Mais Goiás, comemorou o evento realizado no último sábado (3), na capital, e minimizou os problemas que levaram o bloco da banda de axé AraKetu – uma das principais atrações – a não conseguir chegar na Avenida Mutirão, onde os foliões se concentravam e comemoravam o início das festividades carnavalescas.
Tokarski, inclusive, destacou que o sucesso do evento foi tanto que ele deve estimular a realização de um carnaval fora de época no segundo semestre deste ano. Sem dar muitos detalhes, o empresário diz que a festividade está sendo planejada pela organização da Liga.
Fazem parte da Liga dos Blocos, sete bloquinhos. Seis deles, tradicionais. Ele minimiza o fato do rompimento com a Liga do Carnaval dos Amigos às vésperas do evento. “No Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, existem centenas de blocos e dezenas de concentrações. O carnaval é uma festa democrática, quem quiser fazer, tem de se estruturar, pedir apoio da Prefeitura, dos órgãos, do Governo de Goiás e todo mundo pode realizar sua festa em Goiânia”, destacou ao portal Mais Goiás.
Leia a entrevista completa com o presidente da Liga dos Blocos do pré-carnaval de Goiânia, Emerson Tokarski.
Domingos Ketelbey: Qual o balanço que você faz do evento de realizado no pré-carnaval do último sábado (3)?
Emerson Tokarski: O balanço é excelente. A gente esperou um público de 30 a 60 mil pessoas, estamos esperando os dados consolidados da Segurança Pública. Tudo foi executado da melhor maneira possível. O folião aderiu e tudo ocorreu da melhor maneira possível. As coisas transcorreram até melhor que o esperado. Não tivemos nenhuma grande ocorrência policial, nem médica. Oficialmente temos seis blocos, mas tivemos um bloquinho a mais passando na Avenida. Agora, queremos investir no pré-carnaval de rua do interior também.
O AraKetu não conseguiu chegar à Avenida. Isso não diminuiu um pouco a força do evento?
Emerson Tokarski: De forma alguma. Infelizmente pode ocorrer de algum bloco ficar de fora da avenida, dessa vez foi o Araketu devido a inúmeros momentos. Primeiro, foi a questão das chuvas e depois uma série de outros problemas logísticos. Mesmo assim, eles conseguiram chegar até a Avenida 136, com a 85 e ficaram tocando ali. A PM no entanto, orientou que eles não avançassem para que não ocorresse qualquer tipo de problema
Você disse que o evento foi um sucesso. Isso pode estimular outros eventos deste porte?
Emerson Tokarski: Esse ano a Liga pode fazer um carnaval fora de época no segundo semestre. O sucesso vai impulsionar todos os eventos de carnaval de Goiânia. A projeção é que ano que vem termos um pré-carnaval ainda melhor. Já estamos cogitando nomes nacionais. A expectativa para melhores edições é melhor ainda.
Já dá para mensurar o impacto do evento para a economia em Goiânia?
Emerson Tokarski: O impacto para a economia foi retumbante. A expectativa da Abrasel e do Sindbares é aumentar o movimento no final de semana em mais de 30%. Os hotéis de Goiânia estiveram com ocupação quase máxima. Além de gerar milhares de empregos, freelancers, vagas de trabalho extras, enfim, é difícil estimar. Mas são mais de 2 mil pessoas empregadas em todos os blocos de Goiânia.