Agetop

Luiz César Kimura assume presidência da Agetop após prisão de Jayme Rincon na segunda-feira (8)

O novo presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) é Luiz César Kimura.…

O novo presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) é Luiz César Kimura. O anúncio foi feito pela assessoria de imprensa do Governo Estadual na tarde desta quarta-feira (03). Ele assume o cargo após a prisão de Jayme Rincon na última sexta-feira (28) na Operação Cash Delivery. Rincon estava licenciado para coordenar a campanha de José Eliton (PSDB) ao Governo de Goiás.

Apesar das informações preliminares de que tomaria posse nesta quinta-feira (04), Kimura assume o cargo apenas na próxima segunda-feira (8). Até então, ele era procurador-geral do Estado de Goiás, assumiu a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em abril deste ano, por indicação de José Eliton. A assessoria de imprensa de Kimura informou que ele vai se pronunciar apenas após a posse. Murilo Nunes Guimarães é o nome que deve assumir a PGE.

Na noite desta terça-feira (2), o governador foi questionado pelo oponente Weslei Garcia (PSOL) durante o último debate com os governadoriáveis. O candidato do Partido Socialismo e Liberdade perguntou se Rincon receberia salário referente à presidência este mês, mesmo estando preso. O tucano se esquivou da pergunta, mas a nota oficial foi divulgada na tarde desta quarta-feira (3).

Entenda

Na mesma operação, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em que Rincon foi preso, Marconi Perillo (PSDB) foi alvo de busca e apreensão. A Cash Delivery é um desdobramento da Lava-Jato.
As investigações são fruto de delações premiadas da Odebrecht. Executivos da empresa afirmaram ter repassado R$ 12 milhões para campanhas de Marconi em 2010 e 2014, em troca de favores no governo.

Para as autoridades, a apreensão de mais de R$ 1 milhão em espécie nos endereços de Jayme e do motorista dele, Márcio, é “indício suficiente de que a organização criminosa encontra-se ainda em atividade, utilizando do mesmo mecanismo delineado na representação policial, coletando valores de propina e promovendo lavagem de capitais”.
Jayme foi citado por executivos da empreiteira Odebretch como “única pessoa indicada por Marconi Perillo para operacionalizar o recebimento de valores em seu nome”.