COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Lula confirma fábrica chinesa de carros elétricos em Catalão

Anúncio reforça Goiás como um importante polo da indústria automotiva no Brasil

Lula confirma a instalação da montadora chinesa em Catalão (GO) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em visita oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a instalação da montadora chinesa GAC Motor em Catalão (GO), reforçando Goiás como um importante polo da indústria automotiva no Brasil. A empresa, especializada em veículos híbridos e elétricos, vai assumir a antiga fábrica da HPE Automotores e planeja investir cerca de US$ 1,3 bilhão no país.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) durante o Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, e consolida meses de negociações iniciadas ainda em 2024 com o vice-presidente Geraldo Alckmin. A operação em Catalão deve começar em 2025, com a produção de três modelos: Aion V (elétrico), Hyper HT (elétrico) e Emkoo (híbrido). A GAC já convidou Lula para o lançamento dos primeiros cinco modelos no Brasil, inicialmente importados, em evento previsto para o dia 23 de maio, em São Paulo.

O movimento da GAC é parte de um pacote mais amplo de investimentos chineses no Brasil, que já somam R$ 27 bilhões em novos empreendimentos. A China, principal parceiro comercial do Brasil, mantém um fluxo de negócios de cerca de US$ 160 bilhões com o país, segundo a ApexBrasil.

Goiás se destaca ainda com outro investimento estratégico no setor de mobilidade elétrica. A Teld Eco Charger, gigante chinesa dos carregadores para veículos, confirmou uma unidade no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), com aporte de R$ 100 milhões. A empresa, responsável por 42% da produção de carregadores na China, também instalará três eletropostos de carregamento rápido em Goiânia, com tempo médio de 20 minutos por carga.

Com esses anúncios, Goiás se posiciona como novo polo da indústria verde automotiva, ampliando a relevância no cenário industrial nacional e atraindo tecnologias de ponta com forte apelo ambiental e econômico.