POLÍTICA

Lula sinaliza que pode não comparecer aos debates na eleição desse ano

Durante almoço com jornalistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas aos…

Bolsonaro perderia todos, segundo pesquisa de opinião. Lula vence em todos os cenários de intenção de voto, diz BTG/FSB
(Foto: Instituto Lula - Divulgação)

Durante almoço com jornalistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas aos debates eleitorais tradicionais e sinalizou que pode não participar deles se o modelo não mudar. O encontro com a imprensa aconteceu na quarta-feira (19).

“O modelo de debates não funciona”, afirmou. Lula disse ainda que a dinâmica de 1 minuto de pergunta, dois de resposta, depois outro tanto de réplica e tréplica não permite debate algum.

“Debate não é uma questão de princípio para a mídia conservadora”, segundo Lula. Quando Fernando Henrique faltou a todos os debates em 1998, “a mídia se silenciou, porque tinha um pacto para elegê-lo a todo custo. Mas, quando deixei de ir em 2006, fizeram escândalo e deixaram uma cadeira vazia”.

Lula não chegou a confirmar que irá se ausentar dos debates da eleição desse ano; porém, acenou que poderá não comparecer a eles se forem realizados nos moldes tradicionais. Para Lula, a ideia de dialogar com bancadas de jornalistas em entrevistas individuais parece ser mais confortável.

Bolsonaro diz que irá a debates

O presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que irá a todos os debates. Ele destacou que nas eleições de 2018 não compareceu por conta da facada que recebeu no abdômen. “Eu pretendo ir a todos os debates. Em 2018, compareci em dois e depois tive uma crise, eu levei uma facada. Eu sobrevivi por milagre”, afirmou.