Diploma cassado

Mãe de presidente do Pros tem diploma de suplente cassado pela Justiça

A Justiça Eleitoral cassou o diploma de suplente de deputada federal de Maria Aparecida dos…

Mãe de presidente do Pros tem diploma de suplente cassado pela justiça
Mãe de presidente do Pros tem diploma de suplente cassado pela justiça

A Justiça Eleitoral cassou o diploma de suplente de deputada federal de Maria Aparecida dos Santos (Pros). Conhecida como Dona Cida, ela é mãe do presidente nacional da legenda, Eurípedes Júnior, e teve o diploma cassado no dia 29 de janeiro por captação e gasto ilícito de recursos de campanha.

As contas dela já haviam sido rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Na época, foi determinado o recolhimento de cerca de R$ 1,2 milhão ao Tesouro Nacional, referente ao uso de recursos cuja destinação não pôde ser comprovada. A defesa de Dona Cida protocolou embargos de declaração e recurso especial eleitoral, mas ambos foram negados.

De acordo com o juiz relator do processo, Alderico Rocha Santos, a candidata recebeu verbas do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) por meio de cartões de débito. Não houve, entretanto, comprovação do destino dos valores gastos. O relator ressaltou ainda que a movimentação financeira por meio dos cartões impossibilitou a justiça de fiscalizar a real destinação.

A defesa nacional do Pros afirmou ao Mais Goiás que vai recorrer da decisão. “Ela foi condenada sob a alegação de que não demonstrou-se a regularidade do gasto. Estamos manejando os recursos necessários para demonstrar que quem tem que provar o gasto ilícito da campanha é o Ministério Público”, disse o advogado da legenda, Bruno Pena.