ATUALIZAÇÃO

Maguito está estável, com controle e estabilização das funções vitais

O candidato à prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), está estável, com controle e estabilização…

Maguito nível de oxigenação satisfatório; sedação ainda é leve
Maguito nível de oxigenação satisfatório; sedação ainda é leve

O candidato à prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), está estável, com controle e estabilização das funções vitais. A informação foi enviada pelo Hospital Albert Einstein, São Paulo, nesta quarta-feira (18).

Na terça (17), vale lembrar, foi iniciado tratamento dialítico (diálise), seguido de instalação de ECMO para possibilitar ventilação protetora pulmonar. Medida foi tomada após, no dia 15, Maguito precisar ser intubado por piora pulmonar (inflamatória e infecciosa), seguindo em ventilação mecânica invasiva. A nota é assinada pelos médicos Carmen Barbas, pneumologista; Marcelo Rabahi, pneumologista; e Miguel Cendoroglo, Diretor Médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

Maguito Vilela está internado no hospital citado desde o dia 27 de outubro para tratamento contra a Covid-19. Três dias depois, ele foi intubado após apresentar quadro de insuficiência respiratória. À época, o político respondeu bem ao tratamento e foi extubado no dia 8 de novembro. Porém, ele teve nova piora e precisou ser novamente intubado no domingo de eleição.

Nota

O senhor Luís Alberto Maguito Vilela encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19. No dia 30 de outubro, a equipe médica responsável decidiu pela intubação pelo quadro de insuficiência respiratória. O paciente evoluiu bem, sendo extubado em 8 de novembro, para respiração espontânea. Em 15 de novembro, necessitou ser reintubado por piora pulmonar (inflamatória e infecciosa), seguindo em ventilação mecânica invasiva. Ontem,17 de novembro, foi iniciado tratamento diálitico seguido de instalação de ECMO para possibilitar ventilação protetora pulmonar. Hoje, 18 de novembro, o paciente se encontra estável, com controle e estabilização das funções vitais.

ECMO

O ECMO, sigla de Oxigenação por Membrana Extracorpórea, é uma uma espécie de pulmão e coração artificial, que possibilita ventilação protetora pulmonar. O equipamento funciona como um coração e pulmão artificial ao paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. Assim, a máquina simula as funções naturais dos órgãos. Ela recebe o sangue do paciente, filtra o gás carbônico e devolve o sangue oxigenado ao corpo do indivíduo.

Até o momento, não há informações sobre o tempo que Maguito será submetido ao tratamento. Diagnosticado com Covid-19 em 20 de outubro, o político saiu na frente da disputa eleitoral. No primeiro turno, ele teve 36,02% dos votos válidos, ou seja, recebeu 217.194 votos. No segundo turno, em 29 de novembro, ele enfrenta Vanderlan Cardoso (PSD), que teve 24,67%, com 148.739 votos.