"INVIÁVEL"

Maguito não tomará posse por videoconferência na UTI, afirma médico

O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), não tomará posse por videoconferência na próxima…

Base de Maguito na Câmara pode chegar a 28 vereadores
Base de Maguito na Câmara pode chegar a 28 vereadores

O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), não tomará posse por videoconferência na próxima sexta-feira (1°/1/2021). A informação foi confirmada pelo médico responsável pelo tratamento do político, Marcelo Rabahi. Segundo ele, a possibilidade está completamente descartada, já que o emedebista está em fase de recuperação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A especulação acerca da participação virtual de Maguito na solenidade foi levantada após uma modificação no regimento interno da Câmara Municipal. No requerimento aprovado pelos vereadores na terça-feira (30), foi autorizada a posse virtual de candidatos que apresentem atestado médico. Assim, o prefeito eleito poderia assumir o cargo formalmente por meio de um gesto.

Ao Mais Goiás, porém, a assessoria de imprensa do político informou que foram apenas especulações e a videoconferência dentro de uma UTI é algo inviável. Até o momento, no entanto, a forma como Maguito assumirá a prefeitura permanece uma incógnita. A equipe de transição ainda vai se reunir para definir os detalhes.

O médico Marcelo Rabahi também disse à reportagem que o paciente está em fase de recuperação e não deve passar por nenhum tipo de exposição. Ainda conforme o profissional, o quadro de saúde de Maguito continua estável. Ele está acordado, traqueostomizado e ainda em ventilação mecânica. O político permanece em diálise.

O emedebista está internado na unidade de saúde desde dia 27 de outubro, quando foi transferido do Hospital Órion, em Goiânia, para tratar uma inflamação pulmonar causada pela covid-19. Ele foi intubado no dia 30 de outubro, extubado em 8 de novembro e reintubado em 15 do mesmo mês. Maguito foi eleito prefeito de Goiânia no 2º turno, com 277.497 votos.