FALA SEXISTA

Mamãe Falei pede e Podemos aceita desfiliação após áudios polêmicos

Arthur do Val, o Mamãe Falei, solicitou a desfiliação do Podemos nesta terça-feira (8). O…

Mamãe Falei pede e Podemos aceita desfiliação após áudios polêmicos
Mamãe Falei pede e Podemos aceita desfiliação após áudios polêmicos (Foto: Reprodução - Instagram)

Arthur do Val, o Mamãe Falei, solicitou a desfiliação do Podemos nesta terça-feira (8). O pedido foi acatado. O deputado estadual por Goiás teve áudios divulgados, no fim de semana, em que diz a amigos que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

Por nota, o partido anunciou a desfiliação. “No dia da mulher (8 de março), Podemos recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em cassação do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias.”

Vale lembrar, no último sábado (4), o partido anunciou instauração de procedimento disciplinar interno contra o parlamentar. À época, a sigla disse que as declarações de Arthur eram “gravíssimas e inaceitáveis”.

“Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos.”

Ao Poder360, Arthur declarou que a desfiliação foi uma consequência “natural” por causa de suas falas. “Eu não ia ficar forçando o partido a me aceitar. Eu simplesmente ainda não tinha visto isso. ssim que eu pude assinei a desfiliação, normal. Eu não vou obrigar ninguém a ficar me aceitando.”

Cassação da Alesp

Vale destacar, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também recebeu representações pedindo a cassação do mandato do deputado estadual. Foram, pelo menos, dez até segunda-feira (7).

As representações devem tramitar no conselho no prazo de 30 a 40 dias. No fim do processo, ele poderá ser absolvido, advertido ou perder o mandato.

Relembre

Arthur do Val esteve na última semana na Ucrânia, em meio ao conflito com a Rússia. Segundo ele, estava ajudando a produzir coquetéis molotov contra os soldados russos.

Quando deixou o país, na fronteira com Eslováquia, ele enviou áudios sexistas a amigos em um grupo. Além de elogiar as refugiadas, disse que voltaria ao Leste Europeu.

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse no áudio.

Arthur, que era pré-candidato ao governo de São Paulo, também desistiu da disputa.