Planejamento

Marconi e prefeitos eleitos discutem investimentos em infraestrutura urbana

“A parceria administrativa é a base do desenvolvimento do nosso Estado”, avaliou na manhã de…

“A parceria administrativa é a base do desenvolvimento do nosso Estado”, avaliou na manhã de hoje o governador Marconi Perillo, no segundo dia de audiências individuais com prefeitos eleitos e um reeleito de Goiás. O governador, acompanhado do vice, José Eliton, tratou de convênios administrativos nas áreas de saúde, pavimentação asfáltica, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico com mais seis prefeitos em reuniões individuais no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Participou das reuniões o secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso.

Marconi recebeu os prefeitos eleitos de Goianira, Carlos Alberto Oliveira (Carlão da Fox); de Posse, Wilton Barbosa; de Itumbiara, Zé Antônio; de Planaltina, Dr. David Alves; de Cidade Ocidental, Fábio Correa, e o reeleito de Luziânia, Cristovão Tormin. Desde ontem, o governador mantém agenda com os prefeitos, com o objetivo de discutir parcerias para as principais demandas dos municípios. Nesta segunda-feira (7), foram nove prefeitos recebidos pelo governador e até amanhã, quarta-feira, serão 20. A previsão é de que até o fim do ano Marconi tenha se reunido com 100 prefeitos.

Com Carlão da Fox, primeiro a ser recebido, Marconi avaliou indicadores socioeconômicos da cidade, uma das que mais crescem na Região Metropolitana de Goiânia, e discutiu parcerias para a pavimentação asfáltica de quatro bairros, instalação da segunda unidade do Vapt Vupt, e do primeiro Colégio Militar. “Tudo será feito por convênio. É uma agenda positiva, que vai ajudar a resolver demandas históricas”, disse Carlão.

Ele classificou como inovadora a iniciativa de Marconi em receber os prefeitos para discutir parcerias. “Uma gestão baseada em parceria garante o desenvolvimento do município, do estado e país. O governador Marconi Perillo tem mais uma vez uma visão progressista e acerta em suas políticas administrativas. Estamos muito felizes em poder começar essa gestão já com essa contribuição”, afirmou.

Wilton Barbosa foi recebido logo em seguida por Marconi e pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton. Foram discutidas parcerias nas áreas de saúde, pavimentação e atração de investimentos para a cidade, considerada polo de desenvolvimento da Região do Nordeste Goiano. “Saímos dessa reunião muito satisfeitos com as parcerias que vamos firmar. Assim, vamos garantir o crescimento sustentável de Posse e toda a região”, destacou o prefeito.

Marconi propôs parcerias, por meio de convênio, para a reestruturação física e da aparelhagem do Hospital Municipal de Posse, referência para uma população de cerca de 150 mil habitantes do Nordeste Goiano. Discutiram também sobre as obras do Instituto Médico Legal (IML) para a cidade, já que o mais próximo fica na cidade de Formosa, a conclusão da pavimentação de três bairros e políticas de fomento para a captação de novos investimentos, que gerem emprego e renda.

Eleito em Itumbiara, Zé Antônio, por sua vez, afirmou que o município e o estado vão ser parceiros na construção do Hospital Municipal, uma das prioridades do seu mandato. Outra questão abordada foi sobre a finalização das obras do IML da cidade, o próximo a ser entregue pelo governo e da revitalização da Avenida Modesto de Carvalho, um dos principais acessos à cidade. “Foi uma reunião totalmente produtiva, proveitosa e efetiva. Esta parceria vai permitir o município continuar se desenvolvendo”, avaliou.

Entorno

Marconi recebeu também três prefeitos da Região do Entorno do Distrito Federal, que é atualmente uma das regiões mais populosas de Goiás. O prefeito reeleito de Luziânia, Cristovão Tormin, elogiou a iniciativa do governador em receber os prefeitos e propor parcerias como todos os 246 municípios de Goiás. “Mais uma vez, Marconi demonstra sua gestão municipalista. Nesse primeiro contato após as eleições, estamos trazendo a ele e aos seus secretários as demandas da nossa cidade. Hoje precisamos de parcerias com o governo para nos ajudar com a infraestrutura urbana de Luziânia.

Eleito para administrar a cidade de Planaltina, Dr. David Alves, que ocupará um cargo eletivo pela primeira vez, agradeceu o convite do governador. “Planaltina precisa, primeiramente, conquistar a certidão negativa de débito para que possamos fazer novos investimentos na cidade. Esse será o meu primeiro desafio em janeiro. Agradeço ao governador que ouviu atentamente os problemas da cidade. Ele se prontificou em nos ajudar com os principais gargalos, que estão na área da saúde no nosso município”. Durante a audiência, o governador conversou também com Dr. Davi sobre a necessidade do enxugamento da máquina pública para uma administração eficiente e exemplificou como conseguiu isso na administração estadual.

Preocupado com a mobilidade urbana na região da Cidade Ocidental, o eleito Fábio de Oliveira apresentou ao governador a reivindicação por uma série de obras que devem ser feitas para desafogar o trânsito na saída do município. “O trânsito é intenso nas vias que ligam às BRs que passam por Brasília, devido ao fluxo de pessoas que trabalham na capital federal. Duplicação, viadutos e construção de novas vias é um pedido nosso de parceria com o governo estadual.” Fábio pediu também uma unidade do Vapt Vupt na cidade.

Nesta quarta-feira (9), o governador dará sequência às reuniões. Durante a parte da manhã, ele receberá mais sete prefeitos eleitos.