Estratégia

MDB espera contar com Iris nas eleições como “puxador de votos”

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende mantém o cenário de suspense sobre a possibilidade de…

MDB espera contar Iris nas eleições como “puxador de votos”

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende mantém o cenário de suspense sobre a possibilidade de participação no processo eleitoral deste ano. Na semana passada, Iris deu declaração em que manifestou o desejo de não ser candidato, mas também não descartou uma participação caso surja fato especial. A certeza definitiva é que o MDB quer contar com Iris. A direção metropolitana da legenda, avalia que ele pode ser um “bom puxador” de votos.

Em entrevista ao Mais Goiás, o presidente do MDB Metropolitano, Carlos Júnior, explicou que Iris pode colaborar tanto transferindo capital político para os candidatos a vereador pelo partido, e também com os votos de legenda. Neste caso, o eleitor não vota no candidato, mas sim no partido.

Carlos Júnior avaliou que esta eleição será diferente pelo fato não haver mais a possibilidade de formação de coligações na chapa proporcional. Ele avalia que isso aumenta a dificuldade para se formar boas chapas, mas favorece os grandes partidos.  Ele entende que serão poucas as legendas que entrarão em condições de eleger um número maior de parlamentares.

Migrações

O MDB atualmente conta com três vereadores. Carlos Júnior diz que a legenda fez uma série de convites para que parlamentares migrem para o partido durante a janela prevista para o meados de março e abril.

O presidente do diretório Metropolitano destacou que o partido pode chegar a ter até mesmo 18 vereadores da atual legislatura e pelo menos 15 candidatos com potencial de conseguir uma cadeira na Câmara Municipal.