GOVERNADOR

MDB tem candidato ao governo de Goiás desde 1982

Prefeito de Aparecida compartilhou histórico do partido nos pleitos estaduais

MDB tem candidato ao governo de Goiás desde 1982
Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Foto: divulgação/Estado de Goiás)

O prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB) utilizou o Twitter para lembrar que o MDB sempre disputou o Palácio das Esmeraldas, desde 1982. Segundo ele, em 2022, “o MDB precisa continuar protagonista de sua própria história”.

Na postagem, o político que vai na contramão dos demais prefeitos do partido em Goiás – que defendem uma aliança com o governador Ronaldo Caiado (DEM) em 2022 – cita todos os candidatos da sigla no período.

Foram eles: Iris Rezende (1982); Henrique Santillo (1986); Iris Rezende (1990); Maguito Vilela (1994); Iris Rezende (1998); Maguito Vilela (2002 e 2006); Iris Rezende (2010 e 2014); Daniel Vilela (2018).

De 1982 a 1998 o MDB governou o Estado – sendo a última gestão de Maguito, que não disputou a reeleição. Então, até 2018, o PSDB comandou Goiás, ocasião em que Ronaldo Caiado (DEM) foi eleito.

MDB na disputa

Gustavo Mendanha é favorável ao lançamento de candidatura própria do MDB ao governo, em 2022. Contudo, a maioria dos prefeitos do partido endossa uma aliança entre o partido e o governador Ronaldo Caiado (DEM).

Na última semana, os vereadores de Goiânia se reuniram com Carlos Júnior e Daniel Vilela na presidência da Câmara municipal. Ao Mais GoiásKleybe Morais reforçou que a bancada é coesa e a favor da aliança. “A pauta era se o MDB lançaria candidato ou apoiaria Caiado, em 2022. Fizemos ampla análise, todos puderam falar e, verificando o cenário, concluímos que o melhor caminho para o MDB é uma composição com Caiado.”

Para ele, seria bom para partido recuar de uma candidatura própria nesse momento e retornar com o apoio do grupo do governador, em 2026. “O grande desafio é aparar as arestas e exercer a arte do convencimento para as pessoas que sintam desconfortáveis possam refletir”, argumentou.
Em manifesto entregue a Daniel Vilela, os parlamentares disseram que “são nítidos os avanços conquistados pelo governo de Goiás nestes últimos dois anos e meio”.

Encontro de Caiado com Daniel Vilela na sede do MDB Goiás

A reunião dos vereadores ocorre após a visita de Ronaldo Caiado ao diretório estadual do MDB. O governador se reuniu com o presidente da sigla, Daniel Vilela, que chamou o momento de “gesto histórico”.

Daniel disse que a visita do governador vai pesar na decisão do partido sobre que rumo tomar em 2022. Em coletiva de imprensa que aconteceu depois da reunião, Caiado admitiu que convidou Daniel para a chapa majoritária – mas não disse se é para ocupar a vaga de candidato a vice-governador ou senador.

Daniel evitou opinar sobre a possibilidade de construir uma aliança. Afirmou que só se posicionará após os demais correligionários se manifestarem. Caiado declarou: “Aguardarei a resposta para que o MDB possa fazer parte da minha chapa majoritária, no ano que vem.” O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, não participou do encontro.