ELEIÇÕES

Moro compara pesquisas diferentes e alega que ‘disparou’ no Paraná

Candidato ao Senado pelo Paraná, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro compartilhou uma comparação incorreta…

PF faz operação contra grupo que planejava atacar autoridades; Moro era um dos alvos autoridades do país estavam na mira de facção criminosa
Partido de Bolsonaro vai à Justiça para cassar mandato de Moro no Senado (Foto: Isac Nóbrega - PR)

Candidato ao Senado pelo Paraná, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro compartilhou uma comparação incorreta do seu desempenho eleitoral em pesquisas do Ipec e do Paraná Pesquisas com o objetivo de mostrar que “disparou” na corrida pela vaga no Legislativo. Divulgados em um intervalo de quatro dias, os dois levantamentos presenciais, no entanto, não devem ser diretamente comparados porque têm metodologias distintas.

O ex-ministro frisou que seu resultado no levantamento do Paraná Pesquisas traz “um sinal forte de mudança”, após o debate promovido pela Band com candidatos ao Senado no estado. “A velha política uniu no Paraná o PSB (vice do Lula) e o PSDB do Beto Richa em torno da candidatura de Álvaro Dias. Mas não adianta o mecanismo não querer Sergio Moro se o eleitor quer!”, escreveu.

Postagem de Moro sobre pesquisas — Foto: Reprodução / Twitter

Postagem de Moro sobre pesquisas — Foto: Reprodução / Twitter

Diferenças entre pesquisas ocorrem na elaboração da amostra, com a representação dos diferentes grupos populacionais, nos métodos de abordagem dos entrevistados e nos questionários, o que inviabiliza uma comparação direta. Por isso, o importante é acompanhar a trajetória das intenções de voto medida pelo mesmo instituto.

Divulgada no último dia 16, o levantamento do Ipec aponta liderança de Alvaro Dias (Podemos) na disputa para senador no Paraná, com 36% das intenções de voto. Na pesquisa, Moro apareceu com 25%. No resultado anterior do Ipec, de agosto, Alvaro Dias tinha 35% dos votos e Moro marcava 24%. A pesquisa entrevistou 1.200 eleitores entre 13 e 15 de setembro em 57 cidades do estado.