MUDANÇA

Mudança de nome do aeroporto de Goiânia desagrada maioria da bancada de Goiás

A bancada goiana da Câmara Federal discute, no começo da noite desta quarta-feira (8), o…

Procon Goiás fará fiscalização no Aeroporto de Goiânia nesta quarta-feira (29)
A operação no Aeroporto de Goiânia deve ter início a partir das 9h30 e vai verificar quesitos como atrasos, cancelamentos de voos (Foto: divulgação/Governo Estadual)

A bancada goiana da Câmara Federal discute, no começo da noite desta quarta-feira (8), o projeto de lei do senador Luiz do Carmo (MDB), que propõe a mudança do aeroporto internacional Santa Genoveva para Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia e ex-governador falecido em novembro. Porém, segundo participantes da reunião virtual, os parlamentares estariam inclinados a votarem contra a medida, o que teria desagradado Luiz do Carmo.

Destaca-se, a expectativa é que a Câmara acompanhe a decisão dos goianos por se tratar de um assunto interno. Dessa forma, a negativa dos parlamentares deve significar o enterramento do projeto.

Vale lembrar, o líder católico dom Washington Cruz ligou para os deputados federais de Goiás para pedir que o nome do aeroporto não fosse alterado. O texto já foi aprovado no Senado, mas depende da Câmara para vingar.

Santa Genoveva: família de Altamiro é contra mudança do nome do aeroporto de Goiânia

A família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área onde fica o aeroporto de Goiânia, publicou carta em que critica o mencionado projeto de lei em tramitação no Congresso. O terreno foi doado ao estado sob a condição de que fosse utilizado para a atividade aeroportuária e se chamasse Santa Genoveva, em referência à mãe de Altamiro, Dona Genoveva.

No documento, familiares ressaltam que Iris é digno de homenagens, mas reforça que a iniciativa que pretende alterar o nome do aeroporto está “desprezando a história [de Goiânia] e a memória de quem ajudou a construí-la”.

“Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado”, diz a carta.

Para homenagear Iris: proposta já passou pelo Senado

O plenário do Senado aprovou em novembro projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB). A matéria segue para análise e votação na Câmara dos Deputados.

A homenagem se soma a várias outras que tramitam em casas legislativas de Goiânia e Goiás para homenagear o ex-prefeito.

O autor do projeto do Senado é o parlamentar Luiz do Carmo. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) foi o relator da matéria.

“Essa homenagem tem como propósito agradecer a Iris Rezende pela grande contribuição que prestou à nação brasileira, pelo zelo, amor e perseverança que teve ao cuidar dos assuntos de sua terra natal, o querido estado de Goiás”, disse Luiz.