MUDANÇA

Mudança de nome do aeroporto de Goiânia desagrada maioria da bancada de Goiás

Líder católico, dom Washington ligou aos parlamentares pela manutenção do nome

Procon Goiás fará fiscalização no Aeroporto de Goiânia nesta quarta-feira (29)
A operação no Aeroporto de Goiânia deve ter início a partir das 9h30 e vai verificar quesitos como atrasos, cancelamentos de voos (Foto: divulgação/Governo Estadual)

A bancada goiana da Câmara Federal discute, no começo da noite desta quarta-feira (8), o projeto de lei do senador Luiz do Carmo (MDB), que propõe a mudança do aeroporto internacional Santa Genoveva para Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia e ex-governador falecido em novembro. Porém, segundo participantes da reunião virtual, os parlamentares estariam inclinados a votarem contra a medida, o que teria desagradado Luiz do Carmo.

Destaca-se, a expectativa é que a Câmara acompanhe a decisão dos goianos por se tratar de um assunto interno. Dessa forma, a negativa dos parlamentares deve significar o enterramento do projeto.

Vale lembrar, o líder católico dom Washington Cruz ligou para os deputados federais de Goiás para pedir que o nome do aeroporto não fosse alterado. O texto já foi aprovado no Senado, mas depende da Câmara para vingar.

Santa Genoveva: família de Altamiro é contra mudança do nome do aeroporto de Goiânia

A família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área onde fica o aeroporto de Goiânia, publicou carta em que critica o mencionado projeto de lei em tramitação no Congresso. O terreno foi doado ao estado sob a condição de que fosse utilizado para a atividade aeroportuária e se chamasse Santa Genoveva, em referência à mãe de Altamiro, Dona Genoveva.

No documento, familiares ressaltam que Iris é digno de homenagens, mas reforça que a iniciativa que pretende alterar o nome do aeroporto está “desprezando a história [de Goiânia] e a memória de quem ajudou a construí-la”.

“Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado”, diz a carta.

Para homenagear Iris: proposta já passou pelo Senado

O plenário do Senado aprovou em novembro projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB). A matéria segue para análise e votação na Câmara dos Deputados.

A homenagem se soma a várias outras que tramitam em casas legislativas de Goiânia e Goiás para homenagear o ex-prefeito.

O autor do projeto do Senado é o parlamentar Luiz do Carmo. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) foi o relator da matéria.

“Essa homenagem tem como propósito agradecer a Iris Rezende pela grande contribuição que prestou à nação brasileira, pelo zelo, amor e perseverança que teve ao cuidar dos assuntos de sua terra natal, o querido estado de Goiás”, disse Luiz.