APÓS CERVEJA E PICANHA

Nova denúncia aponta compra de toneladas de bacalhau para Forças Armadas

Depois de denunciar a compra supostamente superfatura de cerveja e picanha pelas Forças Armadas, o…

Depois de cerveja e picanha, deputado denuncia toneladas de compras de bacalhau por Forças Armadas
Depois de cerveja e picanha, deputado denuncia toneladas de compras de bacalhau por Forças Armadas (Foto: Dinho Souto)

Depois de denunciar a compra supostamente superfatura de cerveja e picanha pelas Forças Armadas, o deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) divulgou novos processos identificados no Painel de Preços do Ministério da Economia. Desta vez, o parlamentar verificou a compra de 9.748 quilos de filé de bacalhau e 139.468 quilos de lombo de bacalhau para as Forças Armadas.

“O lombo é o corte mais nobre do bacalhau, usado para pratos requintados e caros em restaurantes sofisticados, algo muito distante do cardápio da maioria dos brasileiros”, explica o deputado.

Segundo ele, neste caso também há a suspeita de superfaturamento. O congressista esclarece que, em um dos processos foi pedido 1.195 quilos de bacalhau salgado eviscerado, ou seja, a peça inteira, sem cabeça e pele, para o Comando da Marinha, com o preço estipulado por quilo de R$ 86,88.

“Os valores causam estranheza porque na peça vem tudo, não só a parte nobre, não justifica o preço estipulado. Além de ser um luxo inadmissível para ser pago com recursos públicos, ainda há sobrepreço. Esse dinheiro deveria ser aplicado na Saúde e na Educação e não nessas regalias.” Elias diz, ainda, que para compra de 40 quilos de bacalhau desfiado para o Comando do Exército ao custo de R$127,93 o quilo.

CPI

A primeira denúncia feita pelo deputado goiano e pelos demais parlamentares do PSB foi de um processo de compra de mais de 700 toneladas de picanha, 1,3 milhão de quilos de carvão e 80 mil cervejas, inclusive marcas como Heineken, Stella Artois e Eisenbahn. Todos os produtos são destinados às Forças Armadas. “É revoltante saber que esses processos correram em plena crise, quando falta o básico para muitas famílias e os recursos deveriam ser aplicados no combate à pandemia”, afirma Elias Vaz.

Além de Elias, Alessandro Molon (RJ), Lídice da Mata (BA), Aliel Machado (PR), Bira do Pindaré (MA), Camilo Capiberibe (AP), Denis Bezerra (CE), Gervásio Maia (PB), Marcelo Nilo (BA) e Vilson Luiz da Silva (MG), todos do PSB, assinaram representação entregue ao Tribunal de Contas da União e à Procuradoria Geral da República pedindo investigação das compras. Ele tem discutido com os colegas a apresentação de pedido para instalar na Câmara Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as compras do governo federal.