Eleições 2018

Número de indecisos para eleições 2018 diminui em 4,5%, segundo pesquisa do Instituto Directa

Os dados da segunda rodada da pesquisa de intenção de votos, encomendada pelo Jornal O…

Os dados da segunda rodada da pesquisa de intenção de votos, encomendada pelo Jornal O Hoje ao Instituto Directa, foram divulgados nesta quarta-feira (20). Comparado aos números anteriores, da pesquisa realizada em abril, o número de indecisos diminuiu em 4,5%. Agora, eles representam apenas 14,1% dos entrevistados. Já o número de votos nulos continua exatamente o mesmo: 12,6%.

As perguntas foram respondidas seguindo a metodologia das pesquisas estimuladas, ou seja, que já trazem opções de escolha para os entrevistados. Na pesquisa espontânea, em que os próprios entrevistados apresentam os nomes dos seus candidatos, esse número é alarmante. Na pesquisa de maio, foram 62,7% indecisos. Já na pesquisa deste mês, houve redução de 8,1%, ou seja, e 54,6% dos entrevistados não souberam o que responder.

A segunda pesquisa foi aplicada entre os dias 13 e 17 de junho, com 1.005 eleitores de 60 municípios de todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. As informações são do Jornal O Hoje.

Governador
Para as intenções de voto ao Governo de Goiás, houve redução de 2% na diferença de intenções de voto entre os pré-candidatos Ronaldo Caiado (DEM) e José Eliton (PSDB). Ronaldo Caiado, pré-candidato pelo DEM, teria caído 1,1%, passando de 35,7% para 34,6% das intenções de voto dos entrevistados. Já o atual governador José Eliton (PSDB) teve aumento de 1,9% em relação à pesquisa anterior. Em abril deste ano os entrevistados apresentaram 22,2% de intenções de eleger José Eliton e na última pesquisa, 24,1%.

Daniel Vilela teve 9,8% de intenção de votos, o que significa uma redução de 4,6 pontos em relação à pesquisa de abril. Kátia Maria, pré-candidata pelo PT teve um aumento nos votos, saindo de 1,2% para 3,2% das intenções. Em quinto lugar, ficou Weslei Garcia (Psol), que na primeira pesquisa ainda não era pré-candidato. Ele tem 1,6% das intenções de votos.

Em relação à rejeição dos eleitores, 52,1% não têm rejeição a nenhum candidato. O mais rejeitado é Caiado, com 12,7%. A menor rejeição é em relação à Kátia Maria, com 4,2%. Em segundo lugar mais rejeitado está Daniel Vilela, com 10,5%, seguido de José Eliton, com 9,8%. Weslei Garcia tem 7,6%.