BASTIDORES

Partidos estão de olho no passe de Romário Policarpo

O deputado federal Adriano do Baldy convidou o vereador e presidente da Câmara de Goiânia…

Presidente da Câmara de Goiânia apresenta sintomas de crise renal e passa por exames
Presidente da Câmara de Goiânia apresenta sintomas de crise renal e passa por exames (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

O deputado federal Adriano do Baldy convidou o vereador e presidente da Câmara de Goiânia Romário Policarpo (Patriota) a ingressar no Progressistas. O convite foi feito na terça (15), segundo fontes próximas ao vereador, mas não foi o único dos últimos dias.

O Mais Goiás apurou que Romário tem sofrido “assédio partidário” desde que o Patriota em Goiás se envolveu nas discussões sobre irregularidades na convenção nacional da sigla. Nos bastidores, é dito que o presidente estadual Jorcelino Braga pode deixar o partido, caso a justiça mantenha a convenção realizada as pressas por Adilson Barroso, a fim de abrir as portas para a família Bolsonaro.

Mas como dito, outras siglas estão de olho em Romário, que é pré-candidato à Câmara Federal, em 2022. MDB, PSB, PSL, PSD e PT já fizeram convite. O emedebista Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida, tocou no assunto na terça, durante visita à Câmara de Goiânia. O deputado federal Elias Vaz, presidente estadual do PSB, também já teria conversado com Policarpo sobre a mudança de sigla. Pelo PSD, a informação é que Vilmar Rocha, presidente, também teria convidado.

Segundo interlocutores, o PT manifestou interesse por meio da presidente municipal, Neyde Aparecida, e o vereador Mauro Rubem, colega de Câmara. Integrantes do PSL, em Goiânia, também o sondaram.

Policarpo, contudo, deve aguardar o desfecho do imbróglio jurídico do Patriota antes de tomar uma decisão. Ele também deve esperar o posicionamento de Jorcelino Braga, antes de se decidir, apesar de se manter aberto a conversas.

Convenção

A convenção do Patriota ocorreu no dia 31 de maio e, na ocasião, houve a filiação do senador Flávio Bolsonaro. Isto serviria para abrir caminho para entrada do presidente Bolsonaro (sem partido). A legenda, então, foi a Brasília pedir a anulação da convenção por supostas irregularidades, como a destituição de delegados e convocação em prazo menor que o previsto no estatuto.

Além disso, por meio de nota, o vice-presidente nacional do partido, Ovasco Resende afirmou que, “mesmo com as irregularidades cometidas pelo Adilson, ele não conseguiu dentro da lei, a maioria dos convencionais com direito a voto”.

E ainda: “Desde o primeiro momento entendemos que as manobras feitas pelo atual Presidente do Partido, não atendia a legislação vigente, tornando a suposta convenção, nula de pleno direito. Da nossa parte, continuaremos a manter total transparência, cumprindo todos os princípios legais.”

Em 7 de junho, o Cartório do Primeiro Ofício de Notas do Distrito Federal emitiu um nota devolutiva em que cobra esclarecimentos do presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, sobre a convenção.