ANÁLISE

Prefeitura deve prorrogar restrições ao comércio por mais sete dias em Goiânia

A prefeitura de Goiânia informou, por nota, que realiza uma reunião virtual neste sábado (6),…

Prefeito Rogério convoca novo secretário de Educação para deliberar volta às aulas
Rogério Cruz (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

A prefeitura de Goiânia informou, por nota, que realiza uma reunião virtual neste sábado (6), às 9h, para definir as novas medidas de enfrentamento à Covid-19. O portal apurou que o decreto que vigora desde a segunda-feira (1º) deve ser prorrogado por mais sete dias a partir da próxima segunda, sendo oficializado neste sábado.

Ainda segundo a nota, nesta tarde de sexta-feira (5), o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) se reuniu com o Comitê de Crise e com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, para fazer uma análise técnica dos dados epidemiológicos atualizados.

“A Prefeitura de Goiânia reconhece o atual momento de gravidade da pandemia e tem executado diversas ações para proteção à vida. Somente em 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu 118 leitos de UTI para tratamento exclusivo de coronavírus. Além disso, aplicou mais de 116 mil doses de vacinas em profissionais de saúde e idosos e promoveu testagem ampliada na capital. Nesta sexta-feira, 11 postos de saúde municipais fizeram a testagem em massa e a taxa de casos confirmados foi superior a 20%. Um decreto municipal publicado no último dia 27 de fevereiro determinou o fechamento de serviços não essenciais. Mesmo diante de medidas duras, os casos de coronavírus em Goiânia estão subindo. A taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 96% na tarde desta sexta-feira, dado que preocupa”, informou.

Nota na íntegra

“Diante do momento crítico que Goiânia e o país vivem em razão da pandemia, uma reunião virtual foi acertada para este sábado, às 9h, para definir as novas medidas de enfrentamento à COVID-19. O governador do Estado, Ronaldo Caiado, e os 18 prefeitos da Região Metropolitana foram convidados para o encontro e, em conjunto, tomarem as decisões necessárias para garantir a vida da população. Na tarde desta sexta-feira, o prefeito Rogério Cruz se reuniu com o Comitê de Crise e com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, para fazer uma análise técnica dos dados epidemiológicos atualizados.

A Prefeitura de Goiânia reconhece o atual momento de gravidade da pandemia e tem executado diversas ações para proteção à vida. Somente em 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu 118 leitos de UTI para tratamento exclusivo de coronavírus. Além disso, aplicou mais de 116 mil doses de vacinas em profissionais de saúde e idosos e promoveu testagem ampliada na capital. Nesta sexta-feira, 11 postos de saúde municipais fizeram a testagem em massa e a taxa de casos confirmados foi superior a 20%. Um decreto municipal publicado no último dia 27 de fevereiro determinou o fechamento de serviços não essenciais. Mesmo diante de medidas duras, os casos de coronavírus em Goiânia estão subindo. A taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 96% na tarde desta sexta-feira, dado que preocupa.”

Decreto

No último sábado (27), a prefeitura de Goiânia emitiu decreto determinando a adoção de medidas mais restritivas por sete dias a partir da segunda (1º). O texto diz que a medida pode ser revista caso a taxa de ocupação de leitos de UTI permaneça em 70% por cinco dias consecutivos ou caso os indicadores sugiram que a curva de contaminação se estabilizou ou começou a retroceder.

O decreto estabelece quais são os serviços essenciais. Entre eles estão, por exemplo, unidades de atendimento de saúde (incluindo clínicas de psicologia, psiquiatria, de imagem), farmácias, cemitérios, funerárias, revendedores de gás e combustíveis e comércio de produtos alimentícios.

Estabelece condições para funcionamento de panificadoras (apenas delivery), hospitais veterinários (protocolos de saúde), comércio de produtos agropecuários (apenas delivery ou mediante agendamento), bancos, lotéricas, serviços de call center, de segurança, transporte coletivo e individual, entre outros.