"Ninho Tucano"

Presidente do PSDB diz que saída de vereadores não altera planos do partido

Dra Cristina trocará o PSDB pelo PL. Já Anselmo Pereira pode voltar ao MDB

Presidente do PSDB diz que saída de vereadores não altera planos do partido
Presidente do PSDB diz que saída de vereadores não altera planos do partido. Foto: Câmara Municipal de Goiânia

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pode ficar sem nenhum vereador na Câmara de Goiânia, informação já adiantada pelo Mais Goiás na semana passada. Dra Cristina irá para o Partido Liberal (PL). Anselmo Pereira cogita deixar o partido e pode voltar ao Movimento Democrático Brasileiro  (MDB). Questionado sobre o assunto, o presidente do diretório do PSDB de Goiânia, Eurípedes Jerônimo, diz que lamenta a saída dos parlamentares, mas que isso não altera os planos da legenda.

Eurípedes Jerônimo disse que os vereadores não têm respeitado o programa do partido e agido de forma independente. “Sinceramente, para nós é ruim perder dois parlamentares. Estive conversando com ele (Anselmo) e está preocupado com a questão de chapa. Com a Cristina a situação está praticamente consumada. Para nós não altera, pois os vereadores não têm seguido o programa do partido, têm agido de maneira independente”, declarou o presidente ao Mais Goiás.

O dirigente citou a questão do empréstimo de R$ 780 milhões contraído pela Prefeitura de Goiânia junto à Caixa Econômica Federal. A autorização foi concedida pela Câmara ainda no ano passado. Segundo Eurípedes, a orientação era para que os vereadores do PSDB votassem contra a matéria, com o argumento de ser uma dívida de valor elevado e que ficará para os próximos gestores pagarem.

Formação de chapa

O presidente do PSDB ainda espera convencer Anselmo Pereira a permanecer no partido. O objetivo é lançar 52 candidatos a vereador em Goiânia e a meta de eleger pelo menos seis. Anselmo Pereira teme que haja a necessidade de um teto muito alto para se obter votos e ainda assim não conseguir ser eleito.

Para se ter ideia, nas eleições de 2016, o PSDB teve como primeiro suplente, o deputado estadual Cairo Salim, hoje filiado ao PROS. À época ele teve mais de 6 mil votos, mas não foi eleito, mesmo tendo mais votos do que parlamentares de outras legendas. Vários foram eleitos na ocasião, com menos de 3 mil votos.

Eurípedes Jerônimo avalia que a recente legislação, que permite filiação até seis meses antes da eleição, prejudica a formação de chapas, pois há “um balcão de negócios”. O presidente diz que o partido trabalha para atrair bons nomes, visando a uma disputa competitiva na Câmara Municipal.