CONVITE

Professor da UFG ocupará uma direção no Capes, no Ministério da Educação

“É uma deferência à minha trajetória acadêmica", diz Laerte Guimarães Ferreira Júnior

Professor da UFG ocupará uma direção no Capes, no Ministério da Educação
Professor da UFG ocupará uma direção no Capes, no Ministério da Educação (Foto: Reprodução - Instagram)

O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Laerte Guimarães Ferreira Júnior, de 57 anos, assumirá a direção do Programas e Bolsas (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Ex-pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, ele, que é doutor, ainda aguarda a nomeação no Diário Oficial da União.

O anúncio, contudo, foi feito pela presidente da da Capes, Mercedes Bustamante, em 20 de janeiro. “É uma deferência à minha trajetória acadêmica. É uma confiança no trabalho que eu tenho desenvolvido enquanto professor, pesquisador e gestor”, avalia. Vale citar, a DPB é responsável por cerca de 100 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Após dez anos, o programa recebeu reajuste de 40%.

“Uma outra questão extremamente importante para mim é que nós temos na DPB o Portal de Periódicos da Capes, a maior base digital do mundo para acesso à ciência via periódicos científicos no que diz respeito ao acesso à ciência via periódicos científicos, com um investimento anual na faixa de US$ 100 milhões, que permite o acesso de toda a comunidade acadêmico-científica do País a periódicos científicos de excelência”, afirma o docente.

E ainda: “A minha expectativa é que a gente consiga ter boa criatividade para pensar em como otimizar o uso de recursos sempre. A Capes tem uma estrutura reconhecida por sua competência, o que me traz confiança e tranquilidade em aceitar esse convite. Ainda que os desafios da agência sejam gigantescos, a estrutura da Capes é muito profissional, com um corpo técnico de excelência.”

Laerte é graduado em Geologia pela Universidade de Brasília. Ele também tem mestrado em Geologia Econômica e doutorado em Ciência do Solo.