Polêmica

Projeto de lei pode tornar a cantora Joelma cidadã honorífica goiana

No último dia 22 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou…

No último dia 22 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou preliminarmente em plenário projeto de lei que concede à cantora Joelma, ex-Banda Calypso, título honorífico de cidadã goiana. A proposta, clique aqui para visualizar, partiu do deputado Marlúcio Pereira (PSB), que de 2017 até o momento apresentou cinco pautas semelhantes, e se encontra em análise com o relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, deputado Hélio de Souza (PSDB). A matéria não tem prazo para liberação, mas se aprovada na comissão, voltará para o plenário onde deverá ser aprovada duas vezes antes de seguira para sanção do governador Marconi Perillo.

Em busca de compreender a relevância da iniciativa em prol da cantora, que mora em Goiânia há menos de um mês, o Mais Goiás tentou contato com o parlamentar, que respondeu em forma de nota. De acordo com o documento, o político afirma que “sempre foi criterioso quanto a suas proposituras” e considera Joelma merecedora de “tal honraria”.

Ele justifica a iniciativa com base em sua atuação política, pautada, segundo ele, contra a violência contra a mulher. “Um deles [projetos de lei] dispõe sobre o monitoramento eletrônico de agressores em casos de violência doméstica e familiar contra mulheres”, exemplifica. Nos últimos 13 meses, Marlúcio apresentou cerca de trinta projetos de lei, dos quais pelo menos três abordam temáticas favoráveis ao público feminino.

O motivo, entretanto, se solidificou quando Marlúcio soube, segundo a nota, que a “luta da violência contra a mulher e a garantia de seus direitos sempre foi uma de suas [da cantora] bandeiras e ao perceber que a artista segue o mesmo pensamento me motivou a apresentar tal projeto”, afirma. Ele continua. “Assim como nós, a Joelma é uma defensora dos direitos da mulher e da não violência contra elas. Por isso acreditamos que ela é merecedora”, observa o deputado.

´Marlúcio afirma que proposta é relevante (Foto: reprodução internet)

A casa é responsável por títulos honoríficos de Cidadãos Goianos para personalidades como o prefeito de São Paulo, João Dória e a blogueira Rafaella Kalimann, os quais também tiveram suas relevâncias questionadas. “Com todo respeito aos homenageados, mas temos certeza que a Joelma também é uma merecedora desse título por hoje representar estas importantes causas sociais e da luta contra a violência à mulher. A relevância está justamente no fato de ao entregarmos este título vamos despertar outras embaixadoras desta bandeira (sic)”, finaliza.

O Mais Goiás aguarda posicionamento da cantora sobre o assunto.

Honrarias

De acordo com o cientista político Robson Almeida, esse tipo de “honraria” é comumente utilizada pelas casas legislativas para homenagear pessoas que tenham efetiva contribuição para o município ou, neste caso, Estado.

“É uma forma de agraciar a pessoa pelo trabalho realizado. Uma dessas também foi conferida ao técnico Felipão, que contribuiu ou contribui financeiramente para o sustento do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), por exemplo”.

Para ele, desde que a pessoa tenha atuado em favor da população goiana, o título é justificável. “De repente [Joelma] é uma pessoa que faz doações ou se destaca em algum movimento social. Desconheço, mas se for isso, o título é bem-vindo”.