Saúde

Projeto de Lei propõe visita de animais domésticos a pacientes em hospitais de Goiás

Permissão para a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais da rede pública…

Permissão para a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais da rede pública e privada, contratados e conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado de Goiás. É o que propõe um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB). Com essa iniciativa ficaria permitido a presença de animais domésticos e de estimação por período pré-determinado e sob condições prévias para a visitação de pacientes internados, respeitando-se os critérios definitivos por casa unidade de saúde.

O projeto de lei ainda salienta que o ingresso de animais para a visitação de pacientes internados deverá ser agendado junto à administração da unidade hospitalar e somente poderá ocorrer em companhia de algum familiar do paciente ou responsável. O transporte dos animais dentro do ambiente hospitalar deverá ser realizado em caixa apropriada.

Gustavo Sebba justifica que o projeto de lei é pertinente e destaca que a Terapia Assistida por Animais (TAA) já é realidade em vários países como França, Canadá e Inglaterra. Tal iniciativa terapêutica comprova que os animais colaboram com o tratamento de doenças auxiliando na recuperação de pacientes, uma vez que o animal é um grande amigo do homem, seja adulto ou criança, visto como um parceiro, pois trabalha como “co-terapeuta”.

Conforme estabelece o projeto de lei os animais não poderão ter acesso às alas de isolamento, de quimioterapia, de transplante, de assistência aos pacientes vítimas de queimaduras, à central de material e esterilização, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), bem como nas áreas de preparo de alimento e de manipulação de medicamentos.