MOBILIDADE URBANA

Projeto do novo Anel Viário de Goiânia é apresentado com promessa de desafogar BR-153

A previsão é que os trabalhos comecem no primeiro trimestre de 2026

Ao lado do vice-governador Daniel Vilela e outras lideranças políticas, o prefeito de Aparecida, Sandro Mabel (UB) (Foto: Alex Malheiros)

O prefeito Sandro Mabel (UB) entregou nesta terça-feira (24) o projeto do novo Anel Viário de Goiânia, uma obra estruturante de 44 quilômetros que pretende desafogar o tráfego da BR-153 e reorganizar a circulação de veículos na Região Metropolitana. A proposta, que liga Goianápolis a Hidrolândia passando por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida, já foi aprovada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e contará com recursos federais.

“Essa rodovia hoje não suporta mais o fluxo de caminhões. São milhares de veículos pesados cruzando bairros de Goiânia como se fossem vias urbanas. O Anel Viário vai retirar esse trânsito das áreas residenciais e devolver a mobilidade aos cidadãos”, afirmou Mabel durante o evento.

A licitação será realizada por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite contratação integrada com projeto executivo e execução da obra em um único processo. A previsão é que os trabalhos comecem no primeiro trimestre de 2026 e a entrega ocorra até três anos depois.

O traçado terá pavimento rígido nas pistas expressas e incluirá 45 obras de arte especiais (OAEs) – sendo 10 pontes e 35 viadutos – além de 11 interconexões, 11 passagens de nível sem conexão e 26 km de interligações com outras rodovias. O Volume Médio Diário estimado para 2035 é de 21.844 veículos.

Segundo Mabel, a ideia do contorno é antiga, mas agora há viabilidade técnica e apoio político. “Em 1995, no governo Fernando Henrique, quando fizemos o contorno até a Eternit, já se falava no contorno noroeste. Agora temos as condições para tirar esse projeto do papel”, lembrou.

O investimento previsto é de R$ 948,4 milhões, com base no Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) de julho de 2023. O projeto foi atualizado com base em estudos da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

O prefeito informou que os municípios envolvidos vão colaborar com a atualização dos licenciamentos ambientais e as desapropriações necessárias. O Sindicato da Indústria da Construção (Secov-GO) se comprometeu a viabilizar 100% das desapropriações sem custos para o poder público. “Vamos pedir ao governador Daniel Vilela que destaque uma equipe para acelerar o processo. O licenciamento já existe, só precisa ser atualizado”, pontuou.

Presente ao evento, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) reforçou o compromisso do Estado com a obra. “É um projeto estratégico para o Brasil, ligando o norte ao sul do país. Nem Goiânia nem Goiás podem esperar por outra concessão para que a obra seja executada”, declarou.

O deputado federal Rubens Otoni (PT) destacou o apoio da bancada goiana e do ministro dos Transportes, Renan Filho, para aprovação do projeto no DNIT. Já o deputado José Nelto (PP), relator do Orçamento da União na área de infraestrutura, garantiu que os recursos para início da construção estão assegurados. “Vamos garantir o dinheiro. Com união de forças, essa obra vai acontecer.” Mabel encerrou afirmando que o impacto da obra será imediato. “Vai permitir que Goiânia e Aparecida respirem, que a BR-153 volte a funcionar com mais eficiência. O trânsito vai melhorar e a qualidade de vida da população também. Se depender de mim, ela estará pronta ainda no mandato do governador Daniel Vilela.”