ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Projeto prevê acompanhamento psicológico a policiais de Goiás

Proposta é do deputado Talles Barreto e tem relatoria de Francisco Oliveira na CCJ da Alego

Projeto prevê acompanhamento psicológico a policiais de Goiás
Projeto prevê acompanhamento psicológico a policiais de Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto que cria o acompanhamento psicológico para policiais militares e civis ativos, no Estado. A proposta é do deputado Talles Barreto (União Brasil) e tem relatoria de Francisco Oliveira (MDB).

Conforme a proposta, “a assistência criada por esta Lei compreende o acompanhamento psicológico e a orientação técnica para os policiais que necessitarem do referido auxilio, dadas as condições emocionais extenuantes a que são diariamente expostos”. Esta poderá ser prestada a qualquer momento, assim que o servidor solicitar.

De acordo com a justificativa, esses profissionais são expostos a “situações extenuantes de estresse emocional, de extrema violência psíquica, em razão das situações que vivenciam diariamente no cumprimento de seu dever profissional”. Além disso, Talles observa que a saúde mental destes policiais é comumente negligenciada.

Assim, ele reforça que “garantir a segurança de toda a sociedade e do Estado, é salutar, imprescindível e cada vez mais urgente, uma vez que evita a tomada de medidas erradas, e o acontecimento de tragédias por descontrole emocional ou intemperança no exercício profissional, ou até mesmo o cometimento de suicídios”.

Segundo o deputado, fica evidente que a falta de saúde e equilíbrio psicológico ocasionam perturbações que aumentam os níveis de pânico, depressão, bem como a tomada de decisões. Por isso defende a matéria que reforça a “importância da manutenção da saúde mental”.

Além da CCJ, o texto precisa passar em duas votações em plenário. Caso seja aprovado, ainda dependerá da sanção do governador Ronaldo Caiado.

Confira a matéria AQUI.