MEIO AMBIENTE

Proprietários rurais querem indenização após ampliação do Parque da Chapada dos Veadeiros

O deputado federal Delegado Waldir (PSL) se encontrou, em reunião fora da agenda oficial, com…

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece visitas noturnas a partir de quinta (31) - Veja regras (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

O deputado federal Delegado Waldir (PSL) se encontrou, em reunião fora da agenda oficial, com o presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), o coronel da Polícia Militar de São Paulo Marcos Simanovic. O parlamentar levou comitiva formada por proprietários de terra na tentativa de rever o decreto que ampliou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, no Nordeste goiano. Waldir é autor de projeto de lei para redução da área de proteção ambiental.

De acordo com o parlamentar, o encontro teve objetivo de articular pela indenização de proprietários rurais da região. Segundo Waldir, os ruralistas estariam sendo “expulsos” sem qualquer retorno financeiro.

“São pequenos proprietários, alguns grandes, mas a gente não concorda com qualquer desapropriação sem indenização. Quer criar o parque? Vamos criar, mas com indenização de forma antecipada. E o ICMBio estava usando a força [para afastar os produtores]”, argumenta.

Waldir sugere que os proprietários assumam o papel de “cuidar” das áreas onde ficavam as propriedades rurais que estão na região original do parque.

“O governo federal está dando o calote nos proprietários rurais. O governo tem R$ 40 milhões para indenizar e a indenização na Chapada é de aproximadamente de R$ 2 bilhões para criar o Parque Nacional, que é uma ação do ex-governador Marconi Perillo”, pontua.

Relevo protegeu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, aponta associação

Em entrevista ao Mais Goiás, o diretor da Associação de Amigos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Júlio Itacaramby, avalia que o parque foi ampliado em áreas de vegetação nativa.

“Quem ocupava o local eram posseiros em áreas devolutas, com relevo acidentado e sem perspectivas, pois eram locais inaptos para agricultura. Não foram os ambientalistas, mas o próprio relevo que defendeu a ampliação da área”, aponta.

Ele diz ainda que onde a agricultura poderia prosperar pois “já passaram o trator”. Por isso, salienta a importância dos 240 mil hectares garantidos pelo decreto presidencial.

Projeto de lei de Waldir pretende reduzir área novamente

Decreto ampliou Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Delegado Waldir é autor de projeto que susta decreto, assinado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), que ampliou a área da Chapada dos Veadeiros a próximo do seu tamanho original, que foi reduzindo a partir de constantes avanços sobre a área protegida. Caso avance, o projeto pode reduzir em pelo menos 70% a área do Parque Nacional.

Parque passou por sucessivas reduções desde 1961

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em janeiro de 1961 com uma área de 625 mil hectares, mas ao longo dos anos passou por sucessivas reduções de área, até chegar a 65 mil hectares. O decreto presidencial devolveu áreas de vegetação e a área protegida voltou a ter 240 mil hectares.

O parque abriga 32 espécies da fauna e 17 da flora ameaçadas de extinção, as quais poderiam desaparecer sem a garantia de proteção integral da unidade de conservação, entre elas o cervo-do-Pantanal, o lobo-guará, o pato-mergulhão e a onça-pintada.