COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Reforma tributária: governadores alinham discurso com Caiado 

Goiano alertou para os perigos do desequilíbrio regional

O posicionamento contrário do governador Ronaldo Caiado ((União) à aprovação precipitada do texto da reforma tributária pelo Congresso Nacional foi validado pelos demais colegas de outros cinco estados presentes ao fórum de Governadores do Brasil Central, nesta sexta-feira (29/09), em Rio Quente, no sul do estado. 

“Imagina poder botar uma alíquota única no Brasil, do Amapá até o Rio Grande do Sul, com situações totalmente heterogêneas, diferentes, peculiares do seu dia a dia”, alertou o chefe do executivo goiano. 

Na avaliação de Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, a Reforma Tributária não está pronta para ser votada e ainda carece de diálogo com os senadores, no sentido de ter o menor impacto possível nas contas.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirmou que essa luta precisa ecoar na voz de todos os líderes de executivo, uma vez que serão impactados, ainda que de formas distintas. “A preocupação de Caiado não pode ser só sua”, disse.

O Fórum contou com a participação de seis dos sete governadores que compõem o grupo: Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Ronaldo Caiado (Goiás), Carlos Brandão (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul).

Rondônia também integra o Consórcio.