Bastidores do Poder

Releeito, deputado federal José Nelto vai deixar o PP e pode embarcar no PSB

O deputado federal José Nelto deve deixar o PP, partido pelo qual foi reeleito deputado…

Deputado federal José Nelto, do Podemos (Foto: Câmara dos Deputados)
Deputado federal José Nelto, do Podemos (Foto: Câmara dos Deputados)

O deputado federal José Nelto deve deixar o PP, partido pelo qual foi reeleito deputado federal no último dia 2 de outubro, em breve. A coluna apurou com aliados do deputado que ele não quer ficar no PP porque não quer ser comandado como “massa de manobra” pelo atual presidente da sigla, Alexandre Baldy (PP). Nelto já teria acertado com o diretório nacional sua saída para não perder o mandato e estaria com conversas adiantadas para ingressar no PSB, partido do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. O deputado, que atualmente é aliado do governador Ronaldo Caiado, começou a bater duro no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas redes socias no final do segundo turno e já dá sinais que vai compor a base de Lula no Congresso Federal.

Indicações

O PSB é atualmente dirigido pelo ex-governador de Goiás José Eliton. Ele se encontrou com Geraldo Alckmin na última terça-feira. Segundo pessoas próximas ao pessebista, ele e o vice-presidente eleito conversaram sobre possíveis quadros goianos que possam compor pastas do governo federal.

Marketing

Apesar de dizerem que fecharam um acordo para disputarem no mesmo time a Presidência da Assembleia Legislativa, deputados da base avaliam que o discurso de Bruno Peixoto e de Lincoln Tejota não passa de uma jogada dos dois para fortalecer o projeto do líder do governo de assumir a Casa na próxima Legislatura.

Alternância

A ideia dos dois é que com Bruno presidente seria mais fácil fazer Lincoln seu sucessor no segundo biênio da Legislatura.

Aguentem aí

Mas a formação de grupos e discussões em torno das candidaturas à Presidência do Legislativo só devem esquentar a partir da segunda quinzena de dezembro, que é quando Caiado disse aos deputados que vai começar a discutir a questão.

Encaminhando

O atual presidente da Assembleia, Lissauer Vieira, está prestes a conseguir sua sonhada vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM). Caiado vai se reunir na próxima segunda-feira com os conselheiros Valcenôr Braz e Joaquim de Castro (presidente do TCM) para tratar do assunto.