PROTESTO

Rogério Cruz diz que confusão de grevistas da Educação “mancha categoria dos professores”

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) usou as redes sociais para criticar a confusão com professores…

Prefeito de Goiânia anuncia pagamento de progressão salarial para 7 mil servidores
Prefeito de Goiânia anuncia pagamento de progressão salarial para 7 mil servidores (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) usou as redes sociais para criticar a confusão com professores que protestavam pelo pagamento do piso nacional da categoria e pela concessão de data-base a administrativos. Tumulto ocorreu ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), durante inauguração do CMEI Vila Areião, no Setor Pedro Ludovico.

Na oportunidade, professor foi preso após caminhar sobre o carro oficial de Rogério Cruz. Outro, acabou detido por tentar evitar que a prisão do primeiro suspeito fosse concretizada.

“Lamento profundamente as cenas de desrespeito e violência gerados hoje por alguns manifestantes, que mancham uma categoria que exerce um trabalho tão nobre, que é ensinar pela educação e o bom exemplo”, publicou Rogério no Twitter.

 

“Tenho orgulho em dizer que a média de remuneração de um professor da rede municipal é superior a R$ 6 mil e vamos aumentar ainda mais, de forma a valorizar os trabalhadores, mas dentro das possibilidades fiscais do Município”, escreveu.

Prefeito pretende apresentar proposta a professores nesta quinta

Ele usou a rede social para dizer ainda que busca chegar a um acordo que atenda aos pleitos dos profissionais da Educação na concessão do piso salarial e da data-base integral de 2020 e 2021. E sustentou que irá apresentar proposta ainda na noite desta quinta-feira à categoria.

“Como antecipei durante o evento, hoje à noite vamos apresentar uma proposta definitiva aos representantes de cerca de 30% dos profissionais que estão em greve para que haja o retorno integral das aulas aos mais de 100 mil alunos”, continuou.

Confusão acabou com prisão de professor

Um professor da rede municipal de Educação foi preso nesta quinta-feira depois de subir sobre o carro oficial do prefeito Rogério Cruz durante um protesto de educadores na frente do CMEI Vila Areião, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. O veículo ficou danificado, com teto amassado. Unidade foi inaugurada nesta manhã.

Fonte do Mais Goiás no local revela que um tumulto teve início após a ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que fazia a segurança do prefeito no evento. Um segundo manifestante, também professor, foi detido por tentar impedir a prisão do primeiro suspeito. Ambos foram levados à Central de Flagrantes. Houve uso de spray de pimenta e bombas de efeito moral para dispersão dos manifestantes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias)

Rogério e a primeira-dama Thelma Cruz saíam da unidade educacional no momento da confusão. Nenhum dos dois se feriu. Cordão de isolamento da GCM garantiu a saída do prefeito e da esposa no carro oficial.

Nota do Paço aponta que manifestantes “atacaram Rogério Cruz”

A assessoria do Paço Municipal lamentou “as cenas de desrespeito e violência promovidas por alguns manifestantes”. De acordo com a nota, prefeito parou para conversar com uma professora “quando foi atacado por dois agressores, que tentaram contra sua integridade física”.

Fonte do Mais Goiás no local afirma, porém, que não houve ataque direto ao prefeito ou à primeira-dama durante a confusão.