PREFEITURA

Saiba quem é Valfran Ribeiro, cotado para secretário de Planejamento em Goiânia

A secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) de Goiânia segue sem um titular.…

Novo titular da Seplanh, Valfran participa de reunião do Plano Diretor
Novo titular da Seplanh, Valfran participa de reunião do Plano Diretor (Foto: Divulgação)

A secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) de Goiânia segue sem um titular. Dois nomes são mais cotados. Um deles é o vereador Henrique Alves (MDB), que ocupou a pasta na gestão Iris (MDB) e hoje é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O outro é Valfran de Sousa Ribeiro, ligado ao presidente do partido Patriota em Goiás. Jorcelino Braga, e ao presidente metropolitano da sigla, Romário Policarpo.

Pouco se fala de Valfran, apesar de ele já ter atuado na política goiana (e goianiense). Graduado em matemática, Valfran foi diretor de departamento de fiscalização de posturas na secretaria municipal de Fiscalização de Goiânia, de 2001 a 2004; chefe de gabinete da mesma pasta, em 2004; além de de diretor o departamento de fiscalização e posturas e abastecimento, também nesta, de 2005 a 2011.

Além disso, ele também atuou como diretor administrativo da secretaria municipal de 2011 a 2015. Entre 2016 e 2018, Valfran foi ainda superintendente de gestão, planejamento e finanças na secretaria de Estado de Governo.

Começo

O primeiro cargo político dele, contudo, foi de 1992 a 1994, quando atuou como assessor parlamentar do então deputado estadual Josias Gonzaga. Depois disso, até 1999, ele auxiliou Josias, mas na Câmara Federal.

Desde 1999, ele é professor de matéria pela secretaria de Estado de Educação. E, de 2019 em diante, professor técnico pedagógico na gerência de produção de material para o ensino médio da superintendência, também pelo Estado.