XP/IPESPE

Segundo pesquisa, Lula venceria em todos os cenários de 2º turno, em 2022

Levantamento informa, ainda, que Bolsonaro perderia, neste momento, para todos no segundo turno

PT deve formalizar pré-candidatura de Lula em fevereiro, mês de aniversário do partido
Foto: Reprodução - Agência Brasil

O ex-presidente Lula (PT) venceria as eleições para o Palácio do Planalto no ano que vem contra qualquer candidato, segundo a pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Valor Econômico. Ele tem cerca de 50% contra todos os nomes pesquisados, inclusive o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido).

No primeiro turno, na pesquisa espontânea (quando não oferece os nomes na pergunta), Lula aparece com 30%. Já na estimulada, 42% (no cenário com João Doria/PSDB) e 41% (no que inclui Eduardo Leite/PSDB).  Bolsonaro, por sua vez, tem 23% no primeiro tipo de levantamento e 28% no segundo.

Os demais, na espontânea: Ciro Gomes (PDT), 3%; Sergio Moro (que está com filiação para o Podemos marcada), 2%; João Doria, Datena (PSL) e Henrique Mandetta (DEM), 1%. Já na estimulada: Ciro, 11%; João Doria, 4%; Eduardo Leite e Mandetta, 3%; e Rodrigo Pacheco (PSD), 2%.

Segundo turno

No segundo turno, Lula sairia vitorioso de todos os embates, conforme a XP/Ipespe. Seria:

  • Lula (50%) x Bolsonaro (32%)
  • Lula (49%) x Ciro (29%)
  • Lula (52%) x Moro (34%)
  • Lula (51%) x Doria (27%)
  • Lula (50%) x Leite (28%)

Bolsonaro, por sua vez, não venceria em nenhum dos cenários do segundo turno. Neste momento a pesquisa indica que Ciro levaria por 44% a 34%. Doria também venceria, mas por 40% a 35%; enquanto Leite por 37% a 34%.