RECLAMAÇÃO

Servidor denuncia aglomeração em gabinetes da Assembleia

Desde o começo da pandemia, diversos membros da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foram contaminados…

Pensão das vítimas do césio 137 em Goiânia poderá ser reajustada
Pensão das vítimas do césio 137 em Goiânia poderá ser reajustada (Foto: divulgação)

Desde o começo da pandemia, diversos membros da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foram contaminados pela Covid-19. Entre, eles, um servidor do gabinete do deputado Cláudio Meirelles (PTC), além dos parlamentares Cairo Salim (Pros), Amauri Ribeiro (Patriota) e Rafael Gouveia (Progressistas). Até mesmo o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), testou positivo.

Apesar disso, o Mais Goiás recebeu uma denúncia de que continua a haver aglomeração em alguns gabinetes. Segundo uma fonte que trabalha no local e pediu para não ser identificada, estas salas têm mantido atendimento normal, pela manhã. “Inclusive, sem controle e aglomeração”. A fonte revelou, ainda, que há casos de até 20 pessoas dentro dos gabinetes dos parlamentares, que não seriam adequadamente higienizados.

De acordo com essa fonte, os gabinetes que mais têm recebido visitas são dos deputados Cairo Salim, Vinícius Cirqueira (Pros), Major Araújo (PSL) e Amauri Ribeiro.

Assembleia

A comunicação da Assembleia desconhece essa reclamação. Ela informa que, desde segunda-feira (17), o local funciona de 7h às 13h, com medição de temperatura, utilização de álcool em gel e demais medidas sanitárias. O funcionamento dos gabinetes é somente nesse horário e cada deputado é responsável pelo seu. No período da tarde, a Alego fica fechada para visitantes e as sessões seguem remotas.

Do dia 6 ao 14, o local chegou a funcionar nos dois períodos, mas com funcionários reduzidos em todos os departamentos e sem a presença de estagiários. Como revelado, a partir desta semana o período foi restringido. Confira a determinação AQUI.

O funcionário de um gabinete confirmou que, até semana passada, o local estava mais movimentado, mas não chegou a ter aglomeração, apesar de haver, sim, visitas a alguns gabinetes. Ainda segundo esta fonte, com a nova definição, praticamente todos estão em home office.

Deputados citados

O gabinete do deputado Cairo Salim negou as acusações de descumprimento das normas sanitárias, aglomerações e de outras recomendações da presidência da Casa. “Mais de 50% do efetivo está em regime de home office e os demais seguem em regime de escala, respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras. O gabinete também disponibiliza álcool em gel e recentemente fez uma sanitização completa da sala.”

A assessoria de Amauri Ribeiro, por sua vez, informou que, desde a quarta-feira (12), o gabinete do deputado está fechado. “O parlamentar teve o diagnóstico positivo para Covid-19 confirmado no mesmo dia em que a decisão foi anunciada. Amauri Ribeiro se encontra em isolamento domiciliar há sete dias e está participando das sessões da Alego de forma remota. Além disso, todos os servidores do gabinete com exceção de um que aguarda resultado dos exames, testaram negativo após o diagnóstico de Amauri Ribeiro. Desde o inicio da pandemia, em Goiás, todas as medidas de segurança estão sendo tomados no gabinete, com agendamentos de no máximo duas pessoas em cada visita, respeitando o distanciamento e com a higienização do gabinete. Reforçamos, portanto, que a denúncia é infundada, já que o gabinete 011 está fechado.” Ainda segundo a nota, após o diagnóstico do parlamentar, a equipe do gabinete foi orientada sobre a necessidade de todos que tiveram contato com o deputado realizar o exame e seguir o isolamento recomendado até a liberação médica.

Já a comunicação de Major Araújo declarou que a denúncia não procede. Segundo informado, os atendimentos do deputado são realizados em outros locais. “Inclusive, a última vez que o deputado esteve no gabinete foi há um mês em uma sessão remota.”

A respeito da informação sobre aglomeração no gabinete do deputado estadual Vinícius Cirqueira, também afirma que esta não procede. “Tanto o deputado, quanto toda a sua equipe, seguem rigorosamente todos os protocolos internos para prevenção do coronavírus, acatando com rigor os cuidados sanitários necessários à prevenção da doença e trabalhando com o mínimo possível de pessoas em nossas dependências, apenas um funcionário por sala de trabalho, utilizando álcool gel e medidas de distanciamento indicadas.” Além disso, o texto informa que todos os estagiários e colaboradores do grupo de risco estão cumprindo regime de trabalho em home office.